Crescimento nos setores �oteleiro e corporativo
e d I F I C a ç Õ e s
Crescimento nos setores �oteleiro e corporativo
A Lafem Engenharia continua intensificando sua atuação no setor hoteleiro.“ Mesmo após as Olimpíadas, as oportunidades devem continuar a surgir, pois os hotéis que ainda não investiram em uma requalificação terão que fazê-lo para competir com as unidades novas ou recém-renovadas”, avalia Paulo Renato Paquet, diretor comercial da construtora.
Construções greenfields e retrofits de hotéis respondem hoje por 30 % do faturamento da Lafem Engenharia. Nos últimos três anos, foram sete obras, entre construções, retrofit e reformas, totalizando cerca de R $ 183 milhões em negócios e 59 mil m ² de área construída. Nos últimos meses, a Lafem entregou a obra do Belga Hotel, no centro do Rio de Janeiro, onde a construtora fez a reforma do prédio de 1927, e concluiu, também, a sua parte da obra do retrofit do histórico Hotel Nacional, agora chamando Hotel Gran Meliá, em São Conrado, na Zona Sul da cidade.
A Lafem foi ainda responsável pela obra do tradicional edifício do Cine Plaza, na Cinelândia, no centro do Rio. O prédio, construído em 1934 no estilo Art déco, teve fachada e o foyer restaurados e mantidos, complementados pela construção de novo prédio, num total de 17 mil m ². O BVEP Nigri Plaza, como agora é chamada a edificação, recebeu um investimento de R $ 150 milhões e ganhou a certificação internacional de sustentabilidade Leed Gold.
A construtora utilizou muitas estratégias para atender as demandas exigidas para receber a certificação, como o reaproveitamento de água da chuva durante as obras e o envio de materiais para reciclagem – 96 % dos materiais que seriam descartados foram reciclados.
Desenvolvido pela BVEP, empresa de empreendimentos e participações do Banco Votorantim, e pela incorporadora carioca Nigri Engenharia, o prédio tem um telhado verde no 14 º pavimento, composto por uma área de 480 m ² com um jardim com espécies nativas da Mata Atlântica, e um reservatório de reúso de água para irrigação do jardim. Na cobertura, também foi utilizada uma tinta especial que diminui a incidência solar, aumentando a economia de energia com ar condicionado.
A Planes Engenharia constrói edifício-garagem para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco( TCE-PE). Trata-se de uma obra de cinco pavimentos e 16 mil m ², com capacidade de 450 veículos. Inicialmente, foi ultrapassado o desafio técnico na concepção de lajes pré-moldadas para superar vãos de 15m. Em seguida, os esforços foram no sentido de avançar nas etapas de fabricação, transporte, montagem e consolidação de mais de 1.200 peças em apenas dois meses no centro da capital pernambucana.