Edição 562 Julho/Agosto revistaOE562_V2b_11OUT | Page 76

C o n s t r u ç ã o I n d u s t r I a l

Alta performance em três frentes

A Palmont vem nos últimos anos consolidando sua posição de destaque na área da montagem eletromecânica. A montagem do pátio de madeiras do projeto Horizonte 2 da Fibria, em Três Lagoas( MS), contratada pela Andritz, mostra que a empresa está no caminho certo- trata-se do quarto pátio de madeiras para celulose desde 2012 montado pela Palmont.
A performance da empresa no pátio de madeiras quanto a segurança, qualidade e prazo contribuiu significativamente para a contratação da empresa pela Fibria para a montagem mecânica do viveiro de mudas.
Quanto à montagem eletromecânica da planta de oxigênio( VPSA 120L), também no Projeto Horizonte 2, a empresa foi contratada pela longa parceria de sucesso com a White Martins.
O escopo da obra do pátio de madeiras envolveu a montagem das linhas de picagem, peneiras, trituradores, transportadores, stacker, reclaimer, tubulações de processos e utilidades, elétrica e instrumentação, compreendendo salas, cabos de força, controle e instrumentação, bandejamento e eletrodutos, além de outros serviços.
Já no viveiro de mudas, a Palmont forneceu todos os materiais de aplicação( inclusive compressor) e a fabricação e montagem mecânica das tubulações de processos, ponte rolante, compressores e oficina. Na planta de oxigênio da nova linha de produção da Fíbria, a Palmont realizou a montagem eletromecânica de compressores, vasos purificadores, tanque de estocagem, sala elétrica, entre outros.
Os três contratos totalizaram a montagem aproximada de 3.900 t de equipamentos, 360 t de tubulações, 262 km de cabos e 11 km de bandejas.
Cada obra teve suas particularidades, sendo a maior delas o pátio de madeiras com alguns desafios, como a recuperação de prazo.“ Nosso principal desafio no pátio foi a reprogramação de atividades devido às alterações de prioridades de montagem, por conta de mudança nas datas de entrega dos equipamentos no decorrer da obra. O fato não foi apenas contornado com sucesso, como ainda o prazo final foi antecipado, priorizando sempre a segurança e qualidade”, explica o engenheiro Cristian Teodoro, gerente de obras.
O viveiro foi uma obra peculiar por sua natureza de criação de mudas de alta qualidade e padronizadas em ambiente controlado e totalmente automatizado, para ganho de produtividade e qualidade na produção da celulose. Trata-se do primeiro viveiro de eucalipto no mundo nestes moldes. Tudo isso fez com que a área ganhasse muita importância, exigindo que o atendimento ao prazo de entrega fosse cumprido à risca.
“ Para manutenção dos prazos de entrega dessa obra( viveiro), foi necessária logística afinada para aquisição dos materiais de nossa responsabilidade e sincronismo na preparação adequada para realização dos tie-ins realizados nas paradas. Sem isso, certamente não conseguiríamos concluir tudo dentro do previsto”, informa o engenheiro Sérgio Pacheco, coordenador de obras.
A nova planta de oxigênio, que somada a existente, suprirá a demanda necessária à fábrica.“ A White Martins ficou plenamente satisfeita com o desempenho da Palmont quanto ao prazo de entrega e a qualidade empregada”, afirma Murillo Queiroz, gerente de obras.
De acordo com a Palmont, um dos pilares que contribuíram para o alto desempenho no projeto foi o fato dos colaboradores fazerem parte do quadro fixo da empresa há vários anos. Além disso, em comum nas obras do projeto Horizonte 2, os atendimentos ou antecipações no prazos de execução das obras, a qualidade e, principalmente, o item SSMA( Saúde, Segurança e Meio Ambiente) foram fundamentais para alcançar os objetivos.
“ A Palmont tem investido significativamente nos últimos anos na aquisição de equipamentos( guindastes, caminhões munck, plataformas elevatórias, containers, ônibus etc.), na qualificação e atualização de seus profissionais, na implantação de procedimentos de execução, qualidade, SSMA, compliance e controles complementares. Inclusive, para atender exclusivamente o projeto Horizonte 2, construiu alojamento para acomodar até 300 colaboradores. Isso refletiu diretamente nos resultados apurados em campo, tanto que de acordo com ranking de avaliação trimestral de todas as montadoras criado pela Fíbria, fomos premiados com certificação de SSMA por três trimestres seguidos como a melhor montadora do site, além de outras premiações similares no mesmo período”, conclui Robinson Rodrigues Alves, diretor da Palmont.
Empresas �ue participaram do pro�eto Horizonte 2 da Fibria
A. Yoshii, ABB, Afonso França, AkzoNobel, Algar, Andritz, Atlas Copco, Brafer, Cesbe, Conselmar, Construcap, Demuth, Eka, Enesa, Enind, Estel, Flowserve, Fortes, HTB, Imetame, Irmãos Passaúra, Lavitta, Meta
Central de Serviços, Motormac, Niplan, Palmont, Powertech, Pöyry, Praxair, Roomtek, Siemens, Sulzer, Teckma, Time-Now, Trane, Tucumann, Valmet, Veolia, White Martins, WR e Yokogawa.
74 | | Julho / Agosto 2017