Polierg atende dois importantes projetos no País
Construtora usa software para solucionar não conformidades na obra
F ó r u m d a E n g e n h a r i a
Polierg atende dois importantes projetos no País
A Polierg, fabricante de tubos e conexões, participa atualmente de dois importantes projetos no País. Um é de uma adutora de PEAD( polietileno de alta densidade) em uma planta de minério de ferro. O outro projeto é a implantação de uma tubulação de gás de poliamida no Nordeste.
A adutora está sendo implementada na planta de minério da Anglo American, em Conceição de Mato Dentro( MG). A Polierg forneceu 1.800 m de tubulação em PEAD para ser instalada em trecho em superfície, que integra o sistema de captação de água recuperada da barragem de rejeitos do complexo.
O sistema de captação de água recuperada atualmente em operação na barragem de rejeitos é composto por dois subsistemas. Um dos subsistemas é de captação por balsa, com seis bombas centrífugas horizontais e verticais.
Esse sistema de captação de água recuperada na barragem de rejeitos foi definido pela Anglo American que deve ter vazão de 5.100 m ³/ h, representando o repotenciamento hidráulico de todo sistema de captação e adução de água recuperada.
Assim, na maior parte desse sistema de captação de água recuperada está sendo adotada tubulações em PEAD( polietileno em alta densidade), fornecidas pela Polierg. O trecho a ser instalada a tubulação compreende entre as estacas 0 a 42 da barragem.
Cada seção da tubulação mede 6 m ou 12 m. O produto fornecido à mineradora possui diâmetro de 710 mm e espessura de 64,5 mm, pertencente à classe PN16- ou seja, 16 bar.
A instalação do PEAD foi levada em consideração por que em um futuro alteamento da barragem ela deverá ocorrer na estaca 42, e a tubulação em PEAD garantirá mais flexibilidade à manobra, já que sua densidade é menor que as tubulações convencionais de aço e ferro fundido, além de ter grande capacidade de deflexão e adequação ao terreno.
O material foi especificado ainda em função da maior facilidade na flutuação, conectando a saída do header de captação até o acesso. A solução da Polierg foi empregada também no projeto por que tem alta resistência em terreno com elevado grau de abrasão, e ótimas características hidráulicas.
GÁS
O outro projeto envolvendo fornecimento da Polierg, em parceria com a empresa alemã Evonik, é para a Companhia de Gás do Ceará( Cegás). Trata-se de tubulação de poliamida PA12( até 12 kg), a ser instalada em um trecho subterrâneo de 24 km, ligando uma planta de biogás em aterro localizado em Caucaia, a um ponto de transformação de gás metano em gás natural, em Fortaleza. Trata-se de um dos maiores projetos desse tipo no mundo.
A iniciativa foi viabilizada com tubos de poliamida devido ao custo, mais em conta do que se fosse adotada com aço, como ainda é comumente usado neste segmento. O tubo de poliamida possui vantagem de ter em suas propriedades proteção catódica( combate à corrosão), diferente de outras soluções, garantindo durabilidade.
O tubo de poliamida é fornecido para Cegás em seção de 12 m e diâmetro de 160 mm, com capacidade de 16 bar, outra característica importante, pois pode trabalhar com alta pressão acima da média da norma brasileira.
Construtora usa software para solucionar não conformidades na obra
Fotos: Divulgação / Polierg
Com o objetivo de garantir controle nas verificações e obter indicadores que certifiquem a qualidade dos serviços no canteiro, a Engebel Construção adotou o módulo Qualidade do Mobuss Construção, desenvolvido pela catarinense Teclógica. Com a tecnologia, a construtora garantiu a resolução de 99 % das não conformidades.
“ Identificamos a necessidade do uso de um sistema que agilizasse nossos projetos e também nos proporcionasse, quase que instantaneamente, o controle de tudo o que estava ocorrendo na obra. Com a implementação do software conseguimos esse gerenciamento, o que está contribuindo para a criação de uma cultura focada na qualidade junto aos líderes das frentes de serviço”, destaca o analista de Qualidade da Engebel, Amós Silva do
Cazal. De acordo com os relatórios de atendimento aos padrões de qualidade- as chamadas Fichas de Verificação de Serviços( FVS)-, houve um aumento de cerca de 70 % nas realizações e nos registros das obras desenvolvidas pela construtora.
Após quatro meses utilizando a solução da Teclógica, a Engebel afirma que os reports enviados diariamente ao engenheiro residente com todos os registros são um dos fatores determinantes para a solução das não conformidades, já que é possível garantir que sejam acompanhadas até a finalização.
A Engebel é uma construtora com sede em Lucas do Rio Verde( MT), com diversos trabalhos desenvolvidos para a indústria do agronegócio.
6 | O Empreiteiro | Março / Abril 2017