Piso garante eficiência em um dos maiores condomínios logístico do País
Foto: Flavio França( Libercon Engenharia)
C o n s t r u ç ã o I n d u s t r i a l
Piso garante eficiência em um dos maiores condomínios logístico do País
Com 363.831 m ² de área construída e 11 galpões de armazenagem, em um terreno de 1,2 milhão m ², o empreendimento GLP Guarulhos, localizado no km 207 da rodovia Dutra, na Grande São Paulo, tem como um dos diferenciais o piso e a pavimentação, que proporcionam maior eficiência às operações do condomínio logístico.
Na época do período de finalização da obra, Cleber Saccoman, diretor de engenharia da Global Logistic Properties no Brasil, proprietária do complexo, sublinhou o cuidado com a execução do piso das edificações e das docas, de modo a poder suportar grandes cargas, de 6 t por m ², e para a livre circulação de empilhadeiras com carga de até 5 t por eixo, além da pavimentação dos acessos para tráfego de veículo comercial pesado. Segundo ele, a elevada resistência foi alcançada após a fundamental etapa de elaboração do projeto executivo, que culminou com a adição de composto de fibras metálicas e de polipropileno ao concreto utilizado. Saccoman chamou a atenção ainda para o emprego de juntas metálicas nas áreas de docas, que reduziu custos de manutenção e cuja aplicação ocorreu de forma pioneira. O piso foi nivelado a laser, com controle de planicidade e nivelamento executado pelo projetista do piso de concreto da obra.
O projeto do piso industrial interno deste empreendimento foi da LPE Engenharia – a empresa também foi responsável pela pavimentação externa. Entre as atividades realizadas para o desenvolvimento do projeto incluíram-se a coleta de dados, análise
Piso atende as premissas de durabilidade, baixa manutenção e resistência à abrasão
Foto: Helicâmera
GLP Guarulhos com 11 galpões e 363.831 m ² de área construída
de todas as soluções técnicas possíveis e posterior detalhamento executivo com a adoção da melhor solução, planejamento para se desempenhar a obra do piso de forma otimizada, além do controle da execução para assegurar os resultados exigidos pelo contratante, com acompanhamento técnico por equipe especializada e medição de planicidade e nivelamento.
Wagner Gasparetto, diretor-executivo da LPE Engenharia, explica que o desenvolvimento do piso atendeu às premissas de durabilidade, menor custo de produção e prazo, baixa manutenção, resistência à abrasão e eficiência logística. A empresa é líder no mercado nacional em seu segmento, e já realizou mais 5.500 projetos, totalizando aproximadamente 68 milhões de m ² de pisos e pavimentos projetados em todo o País e também no exterior.
As obras do complexo logístico começaram em 2010 e a entrega dos galpões foi feita em fases, até o ano passado, quando as execuções foram totalmente concluídas. Até um viaduto de acesso aos dois sentidos da rodovia Dutra foi construído.
A responsabilidade pela construção do GLP Guarulhos foi da Libercon Engenharia, e entre as características do projeto incluem ainda cobertura com telha zipada, iluminação zenital, isolamento termoacústico, pé-direito livre de 12m ², espaçamento entre pilares de 21,6 m x 24,0 m, duas docas por módulo e ventilação natural.
O condomínio recebeu a certificação Leed em virtude da adoção de rígidas normas de sustentabilidade.
24 | O Empreiteiro | Março / Abril 2017