Edição 54 | Page 12

ANAC APRESENTA PROPOSTA PARA SIMPLIFICAÇÃO DO RBAC-137

Esboço do novo regulamento da aviação agrícola foca mais na prática de segurança e menos na burocracia , com fiscalização mais presente em campo e com foco na orientaçãoUm regramento focado mais no aspecto prático e menos no burocrático e com a fiscalização priorizando a orientação e menos a punição . Aliás , com os fiscais tendo mais fôlego para atuar mais nas operações em campo , a partir da diminuição dos processos internos da agência . Essa foi a primeira impressão da proposta de revisão do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil ( RBAC ) n º 137 , apresentado nessa terça-feira ( 6 ) pela Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac ). A apresentação ocorreu no início da tarde , em uma live pelo canal da Anac no YouTube ( confira abaixo ). Participaram o diretor Ricardo Bisinotto Catanant e o gerente técnico de Qualidade Normativa da Agência , Gustavo Machado Freitas . A apresentação ficou a cargo do especialista da Gerência de Operações da Aviação Geral , Eduardo Braghetto . Outros pontos visto com bons olhos pelo setor é a mudança de cinco fases para uma na certificação das empresas aeroagrícolas , além da simplificação da estrutura : endereço ligado ao CNPJ e indicação de gestor responsável , ao invés das atuais indicações de sedes administrativa e operacional , além de gestor responsável , gestor de segurança operacional e piloto chefe ( o operador ganha mais liberdade para formatar sua equipe ). Continuam valendo obrigações como o pátio de descontaminação – que é determinado pelo Ministério da Agricultura ( aliás , haverá compartilhamento de dados entre Anac e Mapa ). Também seguem outras normas específicas do setor , como o uso de pistas aeroagrícolas . Além disso , o Guia do Operador Aeroagrícola ( GOA ), que era destinado às empresas , vai se transformar em um Guia de Boas Práticas Operacionais , valendo tanto para empresas quanto para operadores privados . Segundo a Anac , a Agência parte agora para a formatação do novo texto ( emenda 5 do RBAC 137 ) considerando as contribuições e questionamentos recebidos desde o ano passado pelo setor ( inclusive os da live desta terça ). A perspectiva é colocar o documento consolidado em consulta pública ainda no segundo semestre de 2021 , para os ajustes finais e publicação em 2022 .“ Pra nós , o próximo passo será receber esse esboço do novo texto do RBAC 137 para iniciarmos as discussões dentro do Sindag . Com certeza ainda poderemos contribuir muito para afinar a nova regulamentação ”, destaca Magalhães .
https :// sindag org br / noticias sindag / anac apresenta proposta para simplificacao do rbac 137 /
O Aeroclube de Para de Minas , tem a finalidade de oferecer cursos de Piloto Privado , Piloto Comercial , Instrutor de Voo , Voo por instrumentos , Multimotores e Acrobacia Aérea , formando tripulantes técnicos , para o aerodesporto e para a carreira comercial , em todos os seus níveis , com excelência na instrução de voo , possui aeronaves asa fixa e rotativa , com alto padrão de segurança e manutenção e completa infra-estrutura , além da divulgação da cultura aeronáutica no Brasil e no mundo . o Aeroclube Pará de Minas destaca-se atualmente como umas das principais entidades de formação de Pilotos Entre em contato e saiba mais , através do site : www . aeroclubeparademinas . com . br ou E-mail : contato @ aeroclubeparademinas . com . br ou através dos Telefones : ( 37 ) 3236-7800 ou ( 37 ) 99194-9444 ( Tim ). Venha voar com os Melhores , Aeroclube de Pará de Minas - MG !

Latam espera remodelar 30 aviões no Brasil com volta do projeto de retrofit

O MRO da Latam ( Centro de Manutenção Manutenção , Reparo e Revisão Geral ), em Sua Carlos ( SP ), vai retomar o plano de reconfiguração e modernização dos interiores das cabines de aeronaves , o chamado retrofit . O projeto prevê a reformulação do interior das aeronaves Airbus A320 e A321 e será reativado para fortalecer a experiência do cliente , fazendo com que a Latam saia ainda mais forte da crise gerada pela pandemia .
Com a retomada do projeto , a companhia estima que até setembro de 2022 , sejam reformuladas as cabines de 30 aeronaves dos dois modelos , todas da frota brasileira , além de mais 44 aviões do mesmo modelo pertencentes às frotas das demais afiliadas do grupo . Para esta nova etapa , a Latam MRO já contratou 80 profissionais , a maior parte mecânicos aeronáuticos , e prevê mais 100 admissões até o final do ano .
https :// www . panrotas . com . br / aviacao / empresas / 2021 / 07 / latam-espera-remodelar-30-avioes-no-brasil-com-volta-do-projeto-
12