Paulo Roque Gasparetto prgasparetto @ terra. com. br
FARROUPILHA, 25 DE AGOSTO DE 2017 5
Teatro
Inside
As verdades de Gaudêncio
G rande sucesso nas redes sociais, Gaudêncio é garantia de risadas para encerrar bem o fim de semana em Farroupilha. Em promoção do Sesc, o stand up Bagual do Gaudêncio será apresentado às 19h de domingo, no Centro Municipal de Eventos( Av. Alvorada, 95, Parque Cinquentenário). Interpretado pelo humorista Cris Pereira, o personagem é uma espécie de tradicionalista xucro e sem papas na língua.
“ As pessoas se identificam com o Gaudêncio pelo fato dele falar o que pensa, de fugir do politicamente correto e, claro, pelos bordões”, avalia o humorista. Conforme explica o ator, o personagem existe faz 10 anos e, desengavetado há cerca de um ano, teve grande repercussão no YouTube. O que levou então à criação do stand up.
“ A receptividade do público tem sido maravilhosa. Quando o Gaudêncio entra em cena, parece que é gol do Brasil. Todo mundo já viu algum vídeo, já escutou algum bordão. Então, quando encontram com ele, é como se encontrassem um ídolo. E o ídolo é um personagem. Para mim, como criador do Gaudêncio, é muito gostoso”, destaca Cris Pereira.
O stand up, que já foi apresentado em diversas cidades gaúchas, além de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, tem classificação etária de 14 anos e duração de 90 minutos. Trazido para a cidade por meio do programa Arte Sesc – Cultura por Toda Parte e com apoio da prefeitura, os ingressos para o show estão esgotados. O que, de certa forma, evidencia a qualidade do espetáculo.
“ É um personagem que me divirto muito fazendo. A cada apresentação experimentamos uma coisa nova, e, o que funciona, a gente vai mantendo. Farroupilha pode ter certeza que vai receber um grande espetáculo, com risada do início ao fim”, assegura o ator.
Cris Pereira retorna a Farroupilha neste domingo com um espetáculo que promete proporcionar risadas do início ao fim
Divulgação
“ Vai lavar as teta com kisuco” Famoso pelos bordões, personagem é destaque no YouTube
Promoção“ Últimos Ingressos”
Com entradas para o espetáculo esgotadas, resta uma última chance para quem quiser conferir de perto as“ bagualices” de Gaudêncio. Está rolando uma promoção no Facebook do Jornal Informante. Basta compartilhar a postagem para concorrer. Serão sorteados três ingressos e o resultado será divulgado no sábado à tarde. Portanto, ainda há tempo. Participe e boa sorte.
Paulo Roque Gasparetto prgasparetto @ terra. com. br
Jornada de Oração pelo Brasil
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil( CNBB) convida a todos para uma Jornada de Oração pelo Brasil, a ser realizada nas comunidades, paróquias e dioceses, de 1 º a 7 de setembro próximo.
Os bispos decidiram mobilizar os cristãos, por meio da oração, diante da realidade brasileira. Segundo a entidade,“ nós estamos necessitados de um novo Brasil, mais ético; de uma política mais transparente. Nós não podemos chegar a um impasse de acharmos que a política pode ser dispensada.
A política é muito importante, mas do modo do comportamento de muitos políticos, ela está sendo muito rejeitada dentro do Brasil. Nós esperamos que esse dia de oração ajude a refletir essa questão em maior profundidade”, ressalvam os bispos.
Uma frase me atinge na semana da pátria. Diz ela:“ ordem e progresso”. Não é nada poético saber que neste Brasil 13 milhões de pessoas não conseguem ainda ler essa frase na qual o vento agita a bandeira no ar.
Não é nada poético ver o vazio do olhar de tantos profissionais, pesquisadores e jovens, com um futuro promissor, que buscam em outros Países um futuro diferente, pois, pouco ou nada mais esperam de sua pátria.
Com certeza, poético, mãe-pátria, é ver todas as crianças terem as oportunidades de crescerem física, psicológica e socialmente saudáveis. É preciso inverter o progresso, é preciso manter o País com ordem e progresso.
Assim, precisamos começar, hoje, a construir esta pátria sonhada chamada Brasil. Que possamos rogar a Deus para que o clamor de tantos desempregados e dos injustiçados nos comova e nos motive para fazer valer a nossa independência. Ajudai-nos, Senhor, a construir um País justo e fraterno.
Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos.
* Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e doutor em Comunicação