14 FARROUPILHA, 25 DE AGOSTO DE 2017
NOVO ENDEREÇO
Biblioteca se prepara para mudança
P
Em virtude de obras de reparo no prédio, Olavo Bilac passará a atender na 13 de Maio a partir de outubro
A temática é explorada em projeto pelo terceiro ano consecutivo. A 2 ª Guerra Mundial foi apresentada em quadros vivos montados por estudantes do Colégio Estadual Farroupilha na última segunda.
Neste ano o tema foi a mídia, explorando as propagandas durante o conflito que durou de 1939 a 1945. A coordenação foi das docentes de História Rafaela Coradini e Suélen Marchetto, das de Química, Joice Colbeich e Aline Gasparetto, tendo a contribuição da professora de Sociologia, Ana Gobatto. Os trabalhos foram apreciaraticamente todo o acervo da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está guardado em caixas. Dos 19 mil exemplares, apenas dois mil estão disponíveis para empréstimo aos leitores, o restante dos materiais está pronto para ganhar novo lar. O endereço está definido: rua 13 de Maio, esquina com a Paulo Broilo, próximo ao novo Fórum.
A mudança se deve às reformas que o atual prédio passará, localizado na Coronel Pena de Moraes. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural serão recuperados os beirais, piso, reboco interno e externo, rede elétrica, pluvial e de drenagem. O prédio é datado de 1940 e será revitalizado respeitando a originalidade da construção.
ESTADUAL FARROUPILHA
Com atendimento parcial desde maio, quando o local passou por uma perícia, o novo destino do acervo foi anunciado pela prefeitura na última semana. A previsão é que o atendimento nas novas instalações tenha início em outubro.
Por enquanto, ainda na Coronel Pena de Moraes, a Biblioteca funciona de maneira parcial, de segunda a sexta, das 8h às 11h55min e das 13h às 16h55min, com alguns títulos para empréstimo, acesso a revistas, jornais e atendimento do Telecentro.
“ Contaremos com local mais adequado, respeitando também a questão de acessibilidade”, destaca Cristina Pozza Arruda, bibliotecária responsável.“ Vamos ter sala para promover oficinas e as atividades poderão ser ampliadas”, adianta.
O novo espaço tem 500 metros
Quadros vivos sobre a 2 ª Guerra
dos por estudantes de outras escolas e o projeto é intitulado“ 2 ª Guerra para sempre vamos lembrar”, desenvolvido nos turnos da manhã e tarde.
O objetivo foi possibilitar a pesquisa, tornar a temática mais atrativa, instigando os alunos a esmiuçarem o tema. Criar os trabalhos em grupo, possibilitando a troca de informação também foi uma das propostas. A culminância do projeto será com a visita ao Museu do Holocausto, em Curitiba, no Paraná, em novembro. O trabalho envolveu 180 estudantes de seis turmas do Ensino Médio.
Nova locação Espaço abrigará a Biblioteca Pública durante obras de reforma no prédio atual
quadrados e continuará disponibilizando o acesso aos computadores, impressões, pesquisas, empréstimo de livros, sala infantil e para atividades variadas. Ainda não se sabe em quanto tempo a reforma do prédio histórico será finalizada, mas a princípio, a biblioteca deverá retornar ao local após todo o processo de revitalização.
Caracterização em quadros vivos Estudantes apresentaram a temática com cenário, indumentária e discurso da época
Fotos: Juliana Inês Casa Barbieri