Carabineiros - uma das quatro forças armadas da Itália) entraram em cena no dia seguinte, depois que o Instituto Val Bisagno registrou uma queixa contra pessoas desconhecidas pelas agressões sofridas por seus funcionários, encontraram o local descrito por Zanfretta, que anteriormente abrigava algumas hortas, então perceberam que toda a terra estava com rastros e marcas, como se alguém tivesse passado por ela com máquinas. Estava tudo jogado para os lados e até as estacas de madeira, que delimitavam as plantações, foram removidas e jogadas de lado. O brigadeiro Antonio Nucchi, comandante da base de Carabinieri em Torriglia, conduziu a investigação. E ele foi o primeiro a acreditar em Zanfretta, já que apenas alguns meses antes, no final de setembro, ele próprio havia visto claramente um grande disco voador enquanto, ao entardecer, pescava com um amigo no lago Brugneto. Não apenas isso: alguns meses depois, enquanto à noite ele voltava de carro de Gênova com sua esposa e alguns amigos, passando pela Statale 45, ele parou porque a algumas dezenas de metros de distância, havia outro grande disco voador brilhante, logo acima das copas das árvores. Todos os quatro viram distintamente. Eles descreveram da seguinte maneira: com um diâmetro aparente de cerca de trinta metros, tinha várias janelas brilhantes no que parecia ser uma cabine de pilotagem e girava lentamente sobre si mesma, sempre na mesma vertical. A aparição durou alguns minutos. Então o disco começou a girar e, com um incrível tremor desapareceu. Muitos anos depois, Nucchi me disse que tinha ido se apresentar ao comandante do coronel para lhe contar o que estava acontecendo da parte dele, mas o oficial o aconselhou a ficar quieto "pelo bem dele e de sua família".
Voltando a Zanfretta, suas aventuras noturnas continuaram criando muitas controvérsias. Agora famoso porque Enzo Tortora o desejava em seu famoso programa "Portobello", onde as suas entrevistas apresentavam sempre temas diferentes. Na noite entre 26 e 27 de dezembro de 1978, exatamente vinte dias após o primeiro "encontro", Zanfretta desapareceu mais uma vez. Muitos foram em busca dele, incluindo o diretor Tutti. Eles o encontraram em um caminho perto da cidade de Rossi, isto é, perto da vila onde Natalia Garaventa, mãe de Frank Sinatra, nasceu. Apesar da temperatura abaixo de zero, tudo estava quente, no corpo e nas roupas. Até o carro dele, um FIAT 127, estava com sua carroceria quente, parecia um forno. Os Carabinieri encontraram pegadas estranhas com aproximadamente 50 centímetros próximo do carro no dia seguinte. Além disso, ao descerem a estrada que levava ao Passo della Scoffera, os circuitos elétricos de todos os carros da metrópole ficaram fora de funcionamento. E eles só começaram a trabalhar novamente quando chegaram à estrada principal.
Após a discussão que se seguiu, alguém sugeriu que a hipnose não era suficiente para verificar o progresso dos fatos que ocorreram. Melhor o soro da verdade: o Pentotal. Zanfretta também aceitou esse novo desafio e foi para Milão, onde o medicamento foi injetado no Centro Internacional de Hipnose Médica e Psicológica. A sessão foi liderada pelo professor Marco Marchesan. Desnecessário será dizer que, mesmo sob efeito de Pentotal, o abduzido não fez nada além de repetir tudo o que ele já havia dito em hipnose.
Outro dos episódios que vale a pena mencionar é o que ocorreu na noite de 2 a 3 de dezembro de 1979. Ele desapareceu mais uma vez e dois carros patrulheiros começaram a procurá-lo. Havia dois guardas de segurança por veículo e a patrulha era liderada por Giovanni Cassiba, seu comandante. Os carros estavam passando perto de Fallarosa, a cerca de três quilômetros de Marzano, quando de repente foram atingidos por uma grande luz. Os sistemas elétricos deram algum erro e os motores foram desligados.
Aterrorizados, os quatro saíram correndo dos carros e viram que a luz vinha do céu: dois grandes faróis haviam surgido de uma nuvem densa acima deles. Sem hesitar, Cassiba pegou a pistola e descarregou a munição inteira na direção das luzes. Então ele pegou a arma de um de seus colegas e continuou a atirar. Tudo durou alguns minutos. A certa altura, os faróis se apagaram e a nuvem se afastou lentamente rio abaixo em direção ao mar. Os carros deram partida novamente, mas os quatro estavam chateados. Inclusive um deles, que alguns meses depois se mataria com um tiro na cabeça.
Na noite seguinte, Zanfretta passou por uma nova hipnose durante a qual, revivendo o diálogo que teria com os misteriosos "alienígenas", ele disse que eles estavam na Espanha, onde teriam assustado as pessoas!
15