Ed. 321 - completa Novembro / Dezembro - 2020 | Page 93

Separei os argumentos em três fases para facilitar o entendimento e a análise : Momento atual , Problemas identificados e Oportunidades .
Momento atual
O momento é de aprendizado para a família , para o trabalho e para as relações interpessoais . Observando as respostas , mesmo que não perguntado diretamente , os assuntos foram classificados da seguinte forma : negócios , cadeias de suprimentos , política e pessoal .
NEGÓCIOS - A curto prazo há uma ideia de volatilidade e sobrevivência . Isso nos remete a criar estratégias de cautela quanto a tomada de decisão . De imediato , as fábricas pararam , seja para a preservação da saúde ou por falta de componentes . Entretanto , em pouco tempo a produção foi retomada de maneiras diferentes , em vários regimes ; assembleias e acordos para retomada foram realizados nas empresas maiores . A indústria pesada parou por falta de componentes , embora tenha permanecido com pedidos . Os planos passados e previsões de mercado não servem mais , devem ser revistos ; a curtíssimo prazo , o fluxo de caixa é o grande temor das empresas com dificuldade - contas a pagar dependem de rendas a receber . Vivíamos em um modelo de stress e inovação . Este modelo , por sua vez , parece ter sido exagerado , pelo menos até onde ele deveria prosseguir . Em outras palavras , adiarmos as decisões parece ser a medida mais segura , desde que acordada com as outras partes ( credores , clientes , fornecedores , colaboradores etc .).
CADEIAS DE SUPRIMENTOS - Embora hoje vivamos em rede , as empresas verticalizadas são as que menos estão sofrendo . Haverá um período de acomodação de materiais . Quem reduziu estoques de acabados e matéria-prima , está sem poder produzir e entregar . Assim , a decisão de parada não é da empresa , mas do fornecedor mais crítico de sua cadeia . Essa crise acaba por privilegiar quem estiver mais perto , ou seja , quem está com sua cadeia de fornecimento próxima ou “ protegida ”. Um dos resultados imediatos para as empresas será repensar seu processo de fornecimento e estratégia de compras - make or buy . Parcerias estratégicas e a colaboração na cadeia serão privilegiados para o fornecimento : “ quem consegue girar é aquele que tem parceiros ”.
A utilização do Just-in-time , um dos pilares do Lean Manufacturing , é mais uma necessidade de caixa . Estratégias como de implementação , de redução de perdas e racionalização da produção continuam muito relevantes . Além disso , haverá um movimento de curto prazo de proteção , verticalizando a produção ou pela busca de fornecedores locais , mas não durará . A capacidade de fazer quase tudo dentro do País existe , mas fazer mesmo não sendo competitivo não parece uma estratégia duradoura .
POLÍTICO - O posicionamento dos EUA e das maiores potências será determinante nesta nova fase póspandemia . Os norte-americanos parecem estar tentando mudar as cadeias globais de fornecimento . Efeitos da desindustrialização estão sendo agravados durante a crise . Entretanto , o resultado dependerá de ser dada a continuidade nas compras , alimentando a economia da China - enquanto uma grande opção por variedade e preço . O globalismo sofrerá um duro revés , substituído pelo protecionismo .
PESSOAL - A pandemia afetou o mundo todo : corporativo , emocional e as relações . Está expondo as fraquezas e individualismo do ser humano . Estamos acostumados a “ estocar bala , canhão e fuzil para quando acontecer uma guerra ”. Entretanto , se faz evidente a crise na saúde , que revela o despreparo de todos para enfrentar um problema coletivo . Empatia parece ser a prerrogativa daqui para frente , nos colocarmos no lugar do próximo para que nós e nossos familiares não sejamos afetados . Hábitos de viagem mudarão radicalmente . É esperada uma redução absurda nas viagens de negócios , substituídas pelas videocalls . Viagens de lazer serão mais para o interior , junto a natureza e em lugares com baixa concentração de pessoas .
Problemas Identificados
A pausa e a desaceleração da economia estão expondo uma série de problemas nas organizações . Observando as respostas , neste item procuro ressaltar os problemas que estão evidenciados através dos relatos dos respondentes , sendo os mesmos classificados da seguinte forma : Estratégias , Transformação Digital , Negócios , Educação e Política .
ESTRATÉGIAS - A competitividade global continuará ditando as regras , mas não será mais da mesma forma . Hoje está se observando o fluxo de caixa com o chamado “ efeito tesoura ”, onde para se manter “ vivo ” aumentase a necessidade de caixa , pois boa parte dos negócios está sem receitas . As empresas de uma forma geral estão protegendo o caixa , garantindo os contratos através de renegociação e demitindo quando a MP não resolve . As empresas que tiverem caixa podem aumentar estoques para garantir fornecimento . Esta deve ser uma recessão
novembro | dezembro • 93