Ed. 321 - completa Novembro / Dezembro - 2020 | Page 48

INSPIRAMAIS RECEBE 40 MIL VISITAS nos estandes

A feira avança também no formato digital como elo entre as indústrias da moda e de componentes

Após 10 anos como referência para a cadeia de moda nacional e da América Latina , o Inspiramais - Salão de design de materiais para moda , realizou de 25 a 27 de agosto a primeira edição em formato 100 % online . Organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro , Calçados e Artefatos ( Assintecal ), em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção ( Abit ), o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil ( CICB ), a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário ( Abimóvel ) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ( Apex-Brasil ), através do projeto By Brasil , Components , Machinery and Chemicals , o evento visa a impulsionar o processo criativo de toda a indústria de confecção , têxtil , calçadista , moveleira , automotiva , acessórios e bijuterias unificando linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva .

Com uma agenda repleta de negócios , informações , apresentação de soluções em design , sustentabilidade , inovação tecnologia , o projeto , segundo os organizadores , recebeu mais de 40 mil visitas nos 150 estandes virtuais , o que gerou 3 mil agendamentos de negócios com as empresas . “ Foi um marco para toda a indústria e uma experiência incrível . Não há fronteiras , nem distâncias . O mundo todo passou por aqui ”, comemora a superintendente da Assintecal , Ilse Guimaraes .
Baseado no processo de pesquisa desenvolvido por um grupo de profissionais de design coordenado por Walter Rodrigues , o evento apresentou uma série de projetos e soluções em produtos sustentáveis , design inovadores e soluções de inovação e tecnologia , que faz do Inspiramais uma fonte de referências para profissionais e empresas de países da América Latina , Estados Unidos , Europa , Ásia e do continente africano .
Esta edição marca uma mudança de comportamento que redesenha o futuro de toda a indústria . Um futuro mais tecnológico , mesclando o físico com o digital . A moda já vinha flertando com este modelo híbrido e a pandemia acelerou o processo .
Para o presidente da Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção ( Abit ), Fernando Pimentel , o formato online tem suas vantagens , pois , amplia o público , reduz custos e facilita uma integração de participantes nacionais e internacionais . “ Claro que não substitui os encontros pessoais , mas em uma fase que você tem dificuldade de realizar eventos com muitas pessoas , certamente é o melhor caminho para que nós mantenhamos os negócios em funcionamento ”, afirmou . Para o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil ( CICB ), José Fernando Bello , a convergência do meio físico com o digital traz resultados positivos para todos os públicos , desde a indústria até o consumidor final . “ Tivemos três dias de uma troca muito rica de informações e relacionamento , com muita inovação , agilidade e sustentabilidade ”, pontuou .
Segundo a presidente da Abimóvel , Maristela Cusin Longh , o Inspiramais é efetivamente onde a moda e as cadeias se integram . “ O objetivo é a integração e a agregação de valor entre as cadeias e os seus elos , possibilitando uma maior conexão entre as indústrias de móveis e a moda , através da utilização de materiais diversos , design e inovação . Portanto , pesquisas , insumos , ações apresentadas e a aliança entre setores trazem novas perspectivas e um novo olhar para a indústria ”, contextualizou .
48 • novembro | dezembro