Ecocentro Cafubá Ecocentro Cafubá - Desenvolvimento de protótipo | Page 12

12

CONCEITOS E REFERÊNCIAS

“ É o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridam o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima do ambiente. Todo projeto foca no máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto.
O tratamento e reaproveitamento de resíduos, coleta de águas pluviais, uso de fontes de energia renováveis e não poluentes, aproveitamento máximo da iluminação natural em detrimento da artificial, são exemplos de preocupações na concepção desses projetos. A residência nas bioconstruções também segue a filosofia de responsabilidade ambiental dos seus ocupantes.”( Wikipédia).
“ O conceito de Bioconstrução engloba diversas técnicas da arquitetura vernacular mundial, algumas delas com centenas de anos de história e experiência, tendo como característica a preferência por materiais do local, como a terra, diminuindo

BIOCONSTRUÇÃO

gastos com fabricação e transporte e construindo habitações com custo reduzido e que oferecem excelente conforto térmico.”( SOARES, 1998).
A utilização da terra crua como material de construção é muito antiga, as técnicas são milenares. Há indícios arqueológicos que datam de mais de 10.000 anos, e que nos dão a entender que a utilização deste material surgiu em cada região de forma instintiva e independente, de acordo com o tipo de solo, clima e local. Em muitos países, como é o caso do Brasil, entraram em desuso no início do século XIX, com advento do cimento portland. A arquitetura de terra chegou ao Brasil através da colonização portuguesa.
Algumas técnicas de construção com terra são: Adobe, Hiperadobe, Superadobe, Solocimento, Taipa de Pilão, Pau a Pique, Cob. Além da terra podem ser utilizados: pedras, fardos de palha, bambu, tocos de madeira e diversos materiais reciclados não convencionais como: latas, garrafas, pneus, e outros.
12