ENTREVISTA com REG
EVa: Breve apresentação. Você é..?
R. V.: Celia Regina de Vasconcellos Oliveira, amante dos livros, formada em Pedagogia, Especialista em Necessidades Especiais, Língua Portuguesa e atualmente cursando Pós Graduação em“ Revisão Prática de Textos”.
EVa: Qual seu envolvimento com a Literatura? R. V.: A leitura faz parte do meu cotidiano. Não consigo me enxergar, sem pelo menos um livro na minha cabeceira.
Iniciei minhas atividades como escritora nos anos 70. Tudo ficou guardado. Em meados do ano de 2016, resolvi apresentá-los aos amigos, e na sequência numa página do facebook.
Sou revisora de textos, na“ Vasconcellos Revisa”, de minha propriedade.( Facebook- @ cvasconcellos2016). Escritora de poemas, poesias, prosas poéticas, microcontos e contos.
Faço parte da“ Sociedade dos Poetas Vivos, onde lançaremos uma Antologia de Poemas, no início de 2018 e colaboradora no Projeto“ A arte do terror”, como revisora de textos.
EVa: No seu Ramo atual, é constante a ligação com a Arte em geral? R. V.: Sim, claro! Dentro da Arte como um todo, existem várias vertentes. Procuro sempre estar a par dos acontecimentos, pois isso abre novos horizontes, para quem escreve, compoe ou mesmo para os que são apenas expectadores. O teatro o cinema, por exemplo, são fontes riquíssimas de apendizado, para autores e escritores. De uma obra de arte, pode“ nascer” um belo poema. E assim por diante...
EVa: Qual sua visão quando o assunto é Literatura no mundo atual? A tecnologia nos deixa mais sábios ou ainda é preciso usar de meios“ não” eletrônicos para fins literários?
R. V.: A tecnologia ajuda muito, não só na Literatura, como em todos os ramos de atividades.
Confesso que ainda uso aquele bloquinho de anotações, para as pimeiras estrofes dos meus versos. Sinto falta, muitas vezes, desse contato direto do autor com a escrita vinda de seus próprios punhos. Mas o que seria de nós sem um PC, para finalizar uma obra?
EVa: Como você lida com a crescente massa de novos autores que utilizam de inúmeras formas para publicarem suas obras? Você costuma descobri-los por conta própria ou é sempre os amigos e colegas que lhe indica um novo autor?
R. V.: Como Revisora de Textos, sempre estou pesquisando novos autores, através da mídias sociais, livros físicos em livrarias, com indicações de conhecidos e amigos; até mesmo pelos próprios autores que me procuram, por conta do meu trabalho.
EVa: Você acredita que Literatura pode ser vista como uma terapia alternativa? Sem pensar em livros de Autoajuda, você acha que toda a literatura pode ser válida? R. V.: Sim. Eu mesma sou um exemplo disso. Fui acometida pela depressão e encontrei na escrita, algo que me acalmasse, onde todo sentimento ruim, fosse colocado no papel, aliviando a minha dor. Nos momentos felizes, escrevo de maneira mais tenue, buscando levar a minha alegria, aos meus leitores.
EVa: A rivalidade existente entre autores independentes, selos e até mesmo editoras de pequeno porte, é visto como algo bom? Você acha que essa competição é necessária por se tratar de um negocio como qualquer outro?
R. V.: Na verdade, toda rivalidade é positiva, desde que não exista a intenção de prejudicar os demais profissionais. Não parece, mas no mundo da revisão, existe muito disso. Creio que essa profissão deveria ser mais valorizada, pois sem a revisão, não existiria a obra final.
EVa: Você participa ou já participou de algum projeto? Coletânea ou Antologia, o que foi importante para você? Se não participou, no que acha que isso lhe ajudaria?
R. V.: Atualmente participo da Antologia de Poemas, da“ Sociedade dos Poetas Vivos”, que deverá ser lançado em fevereiro / 2018, pela Editora Coerência.
Creio que todo tipo de projeto, vem para engrandecer o trabalho dos autores, fazendo ainda, com que eles saiam do anonimato..
EVa: Já realizou alguma publicação( que não fosse antologias) da qual teve que pagar por ela? Se sim, o que lhe motivou a fazer isso? R. V.: Ainda não tive oportunidade.
EVa: Na sua opinião, porque as editoras ficaram menos acessíveis e porque tantas outras surgiram com a opção de publicar
E-Vista
42