E-Vista Ed. 01/Ano 01 | Page 42

ENTREVISTA com REG

EVa : Breve apresentação . Você é ..?
R . V .: Celia Regina de Vasconcellos Oliveira , amante dos livros , formada em Pedagogia , Especialista em Necessidades Especiais , Língua Portuguesa e atualmente cursando Pós Graduação em “ Revisão Prática de Textos ”.
EVa : Qual seu envolvimento com a Literatura ? R . V .: A leitura faz parte do meu cotidiano . Não consigo me enxergar , sem pelo menos um livro na minha cabeceira .
Iniciei minhas atividades como escritora nos anos 70 . Tudo ficou guardado . Em meados do ano de 2016 , resolvi apresentá-los aos amigos , e na sequência numa página do facebook .
Sou revisora de textos , na “ Vasconcellos Revisa ”, de minha propriedade . ( Facebook - @ cvasconcellos2016 ). Escritora de poemas , poesias , prosas poéticas , microcontos e contos .
Faço parte da “ Sociedade dos Poetas Vivos , onde lançaremos uma Antologia de Poemas , no início de 2018 e colaboradora no Projeto “ A arte do terror ”, como revisora de textos .
EVa : No seu Ramo atual , é constante a ligação com a Arte em geral ? R . V .: Sim , claro ! Dentro da Arte como um todo , existem várias vertentes . Procuro sempre estar a par dos acontecimentos , pois isso abre novos horizontes , para quem escreve , compoe ou mesmo para os que são apenas expectadores . O teatro o cinema , por exemplo , são fontes riquíssimas de apendizado , para autores e escritores . De uma obra de arte , pode “ nascer ” um belo poema . E assim por diante ...
EVa : Qual sua visão quando o assunto é Literatura no mundo atual ? A tecnologia nos deixa mais sábios ou ainda é preciso usar de meios “ não ” eletrônicos para fins literários ?
R . V .: A tecnologia ajuda muito , não só na Literatura , como em todos os ramos de atividades .
Confesso que ainda uso aquele bloquinho de anotações , para as pimeiras estrofes dos meus versos . Sinto falta , muitas vezes , desse contato direto do autor com a escrita vinda de seus próprios punhos . Mas o que seria de nós sem um PC , para finalizar uma obra ?
EVa : Como você lida com a crescente massa de novos autores que utilizam de inúmeras formas para publicarem suas obras ? Você costuma descobri-los por conta própria ou é sempre os amigos e colegas que lhe indica um novo autor ?
R . V .: Como Revisora de Textos , sempre estou pesquisando novos autores , através da mídias sociais , livros físicos em livrarias , com indicações de conhecidos e amigos ; até mesmo pelos próprios autores que me procuram , por conta do meu trabalho .
EVa : Você acredita que Literatura pode ser vista como uma terapia alternativa ? Sem pensar em livros de Autoajuda , você acha que toda a literatura pode ser válida ? R . V .: Sim . Eu mesma sou um exemplo disso . Fui acometida pela depressão e encontrei na escrita , algo que me acalmasse , onde todo sentimento ruim , fosse colocado no papel , aliviando a minha dor . Nos momentos felizes , escrevo de maneira mais tenue , buscando levar a minha alegria , aos meus leitores .
EVa : A rivalidade existente entre autores independentes , selos e até mesmo editoras de pequeno porte , é visto como algo bom ? Você acha que essa competição é necessária por se tratar de um negocio como qualquer outro ?
R . V .: Na verdade , toda rivalidade é positiva , desde que não exista a intenção de prejudicar os demais profissionais . Não parece , mas no mundo da revisão , existe muito disso . Creio que essa profissão deveria ser mais valorizada , pois sem a revisão , não existiria a obra final .
EVa : Você participa ou já participou de algum projeto ? Coletânea ou Antologia , o que foi importante para você ? Se não participou , no que acha que isso lhe ajudaria ?
R . V .: Atualmente participo da Antologia de Poemas , da “ Sociedade dos Poetas Vivos ”, que deverá ser lançado em fevereiro / 2018 , pela Editora Coerência .
Creio que todo tipo de projeto , vem para engrandecer o trabalho dos autores , fazendo ainda , com que eles saiam do anonimato ..
EVa : Já realizou alguma publicação ( que não fosse antologias ) da qual teve que pagar por ela ? Se sim , o que lhe motivou a fazer isso ? R . V .: Ainda não tive oportunidade .
EVa : Na sua opinião , porque as editoras ficaram menos acessíveis e porque tantas outras surgiram com a opção de publicar

E-Vista

42