Dragões #447 Fev 2024 | Page 63

SALA SENSORIAL
Ao longo dos anos , o FC Porto tem realizado as adaptações necessárias para que os seus serviços e instalações sejam cada vez mais eficazes a dar resposta às necessidades de todos . É nesse âmbito que - além das iniciativas já conhecidas como o relato audiodescritivo dos jogos , a transmissão do hino do clube em língua gestual nos ecrãs do estádio ou a aplicação do código ColorAdd - inaugura um novo espaço sensorial no Estádio do Dragão , em parceria com a Betano , main sponsor do clube .
Dar “ maior atenção aos que precisam de nós ” foi um dos objetivos enunciados por Jorge Nuno Pinto da Costa ao discursar na apresentação do espaço INZONE , que permitirá a pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial acompanhar ao vivo jogos do FC Porto
Jorge Nuno Pinto da Costa “ Queria dirigir-me ao senhor Panos Konstantopoulos e à dr .ª Cristina . Temos a obrigação de pensar em todos e ter carinho especial com aqueles que não têm a felicidade de ser como a maioria de nós . Temos de trazer essas pessoas para dentro do FC Porto com carinho , como fazendo parte deste grande clube . Respeitamos todos , todos os sócios para nós são iguais , mas temos de dar a maior atenção aos que precisam de nós . Quero agradecer a colaboração a ambos . Estou muito feliz por o FC Porto ser o primeiro clube a ter esta iniciativa .”
Panos Konstantopoulos ( Betano ) “ A prioridade máxima do futebol é a alegria de juntar as pessoas , não importa o estatuto social , o salário ... Toda a gente se junta no estádio , partilha os mesmos sentimentos . Não devemos deixar ninguém de fora desta experiência . Por isso , com a ajuda do FC Porto , criámos a INZONE . Agradeço ao presidente do FC Porto a contribuição e apoio para criar este projeto único . Muitos vão seguir o nosso exemplo . Antes deste projeto , não sabia que 1 % da população mundial enfrenta desafios diários . Com esta iniciativa , estamos a oferecer uma experiência mais inclusiva para todos ”.
Cristina Prudêncio ( Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto ) “ A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto é a maior escola de saúde de Portugal . Tem cerca de 3500 estudantes , 40 cursos e temos muito orgulho em estar aqui nesta parceria com o FC Porto . Para nós , é um privilégio fazer parte de um projeto inovador , pioneiro , e só assim é que sabemos estar . Há uma série de projetos inovadores que temos liderado , que têm trabalho nestas áreas , a olhar para todas as pessoas , porque todas contam . Este projeto da sala sensorial , alargado ao estádio inclusivo , é um desafio ganho . Está ao dispor do FC Porto e pretendemos que todo o nosso know-how possa ser posto ao serviço da comunidade .”
( som e luz podem ser controlados : a sala é insonorizada e com luminosidade regulável ). A sala está ainda equipada com materiais e equipamentos ( elementos visuais , auditivos , táteis , propriocetivos e vestibulares ) que possibilitam a autorregulação do utilizador em situações de sobre-estimulação e a manutenção do estado de alerta e da atenção ao longo do jogo . Estão também disponíveis materiais como bloqueadores de som , brinquedos reguladores e acesso a meios de comunicação aumentativa . No interior da sala é ainda possível recorrer à realidade virtual para experienciar diferentes ambientes relaxantes . Zona 2 - Zona intermédia : espaço de transição entre a sala sensorial
( zona 1 ) e a zona 3 . Nesta zona , o utilizador passa a ter menor controlo sobre o ambiente , mas mantém o acesso a elementos propriocetivos , táteis e vestibulares que facilitam a sua regulação num ambiente menos controlado . Em situações de sobre-estimulação e perante a dificuldade na gestão dos estímulos sensoriais , o utilizador poderá sempre regressar à sala sensorial e retomar o controlo do ambiente . Zona 3 - Bancada : espaço contíguo à Zona 2 . Esta zona possibilita o primeiro momento em que o utilizador da INZONE assiste ao jogo juntamente com os outros adeptos , mas é mantida a possibilidade de regressar às zonas anteriores sempre
que necessário . Importa referir que cada utilizador da INZONE terá diferentes especificidades e , consequentemente , diferentes necessidades . Assim , o utilizador pode assistir ao jogo na zona onde se sentir mais confortável e seguro , podendo também transitar entre zonas durante o jogo . Esta experiência será sempre acompanhada , avaliada e mediada por profissionais de saúde qualificados . O acesso à INZONE é condicionado e realizado através de um circuito interno específico , de forma a garantir o máximo controlo dos estímulos externos e evitar situações de sobreestimulação ( aglomeração de pessoas ou ruído intenso ).
A INZONE , reconhecendo a heterogeneidade do seu público alvo , assume-se como um espaço integrativo , inclusivo e evolutivo ao longo do tempo . Tendo em conta a escassez de experiência e estudos com este tipo de projetos , no futuro em parceria com a ESS | P . Porto serão criadas linhas de investigação científica sobre esta temática . O FC Porto e os seus parceiros neste projeto acreditam que a INZONE , desenvolvida de acordo com as guidelines da UEFA , será um excelente exemplo de como o futebol deve ser um promotor de inclusão , cumprindo assim o desígnio de não deixar que o futebol fique fora do alcance de ninguém .
63 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2024