Dragões #447 Fev 2024 | Page 55

BASQUETEBOL

“ ADORO A FORMA COMO CORREMOS O CAMPO TODO ”

F A Y N E

A equipa de basquetebol do FC Porto tem protagonizado uma excelente temporada e continua firme em quatro frentes , mas nada foi ganho e há que continuar a trabalhar forte diariamente . Em conversa com a DRAGÕES , Phil Fayne fala de uma experiência “ espetacular ” de azul e branco e revela que a ligação que sentiu com Fernando Sá foi determinante para a decisão de rumar à Invicta .
ENTREVISTA de BRUNO LEITE

No Dragão Arena encontrou um grupo que faz da união a sua característica mais forte , mas convém não esquecer a paixão assolapada que lhe é incutida pelo treinador . O poste norte-americano , de 26 anos e 2,06 metros , acredita que acrescenta energia e atleticismo ao coletivo portista e que este tem “ uma preparação mental para qualquer adversário ”, por isso é que o FC Porto não teme ninguém na luta pelos troféus . Fã de NFL e NBA , mas não tanto de francesinha , Phil Fayne adora viver no Porto , “ uma cidade linda e cheia de história ”.

Como descreveria a experiência que tem vivido aqui ? Tem sido espetacular . Nunca tinha tido uma experiência assim no estrangeiro , andar pela cidade e ver a quantidade de pessoas que viajam para cá . Há muitos turistas no Porto . Há sempre coisas para fazer todos os dias e é muito entusiasmante viver no Porto .
E em termos de FC Porto ? Como têm corrido as coisas ? Tudo tem sido fantástico . O staff é espetacular e tudo o que temos à nossa disposição é espetacular , por isso estes primeiros cinco meses têm sido uma grande experiência .
Quando foi anunciado como reforço do FC Porto , falou sobre a equipa de futebol . Já conhecia o clube devido à equipa de futebol ? Não vejo muito futebol , mas toda a gente conhece o FC Porto . É um grande nome no futebol e é claro que já tinha ouvido falar do FC Porto .
Já teve a oportunidade de ir ao Estádio do Dragão assistir a um jogo ? Já , sim ! A atmosfera é uma loucura e é muito entusiasmante .
Foi fácil dizer sim ao FC Porto ? Tinha convites de outros clubes ? Tinha mais alguns convites de outros clubes , mas o treinador Fernando Sá ligou-me , falámos ao telefone , ele explicou-me tudo e ,
quando senti aquela ligação , sabia que era para aqui que queria vir .
O facto de ter mais norteamericanos no plantel facilitou a integração e a adaptação ? Sem dúvida ! Eles tornaram as coisas fáceis para mim , mas já tinha jogado contra o Cleveland Melvin na Polónia no ano passado , por isso quando cheguei , disse-lhe : “ Eu conheço-te !”. Foi muito bom .
Como tem sido trabalhar com o treinador Fernando Sá ? Tem sido fantástico , ele é mesmo um treinador dos jogadores . Ele é muito compreensivo , muito razoável , compreende o nosso processo e quer que entendamos o processo dele . Para mim , tem sido muito bom trabalhar com ele .
O facto de ele ter sido basquetebolista e de ter jogado no FC Porto faz com que a relação dele com os jogadores seja diferente ou especial ? Ele tem uma excelente relação com os jogadores , é compreensivo ,
razoável e muito apaixonado . Quando estamos a jogar basta vê-lo na linha lateral . Ele é muito apaixonado por tudo o que faz e faz-nos ser apaixonados quando estamos dentro do campo .
O que é que ele mais exige nos treinos e nos jogos ? Nos treinos , quando fazemos algo , temos de fazer no máximo da nossa habilidade , não podemos fazer por fazer . Se vamos lá para dentro , é para fazer as coisas como deve de ser , se não vamos para casa . Precisamos de toda a gente a trabalhar no máximo todos os dias .
Quão importante tem sido o percurso na FIBA Europe Cup ? Tem sido muito importante , pois temos tido jogos muito duros . Temo-nos mantido unidos e tem sido muito bom , mesmo quando jogamos fora em atmosferas difíceis . Temos marcado a nossa posição na FIBA Europe Cup .
Apesar do desgaste , acredita que a experiência europeia
55 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2024