Dragões #447 Fev 2024 | Page 47

ANDEBOL falham menos , por isso o meu objetivo é ser exímio , tenho conseguido cumprir esse papel e espero continuar assim .
O seu melhor jogo , em termos de golos marcados , foi frente ao Benfica . É especial jogar clássicos ? O ambiente é diferente . É um jogo de “ ou ganhas ou ganhas ”, sente-se o público de uma forma diferente . Dá-nos muita mais adrenalina , é muito bom . Marca-se um golo e sente-se aquele arrepio , é completamente diferente .
Como encara a segunda metade da temporada ? Quero entrar em campo para dar o meu melhor , tal como na primeira volta , e ajudar o meu clube a ser campeão nacional , que é o nosso objetivo .
Sente-se ainda mais preparado depois de ter disputado o Euro ? É outra experiência . Estar presente num Euro dá-me mais confiança , são outras sensações que adquirimos .
Como foi a experiência ? É muito bom estar presente nessas competições . O andebol é diferente lá fora . Na Alemanha os pavilhões estavam cheios com 20.000 pessoas , é uma atmosfera incrível . É uma competição como a Liga dos Campeões , dizem até
NOME PEDRO MIGUEL CARDOSO OLIVEIRA
NATURALIDADE ERMESINDE
DATA DE NASCIMENTO 4 DE JULHO DE 2002 ALTURA 1,88M PESO 83KG POSIÇÃO PONTA ESQUERDA CAMISOLA 71 CLUBES ÁGUAS SANTAS FC PORTO AVANCA GAIA FC PORTO TÍTULOS 1x CAMPEONATO NACIONAL que o Europeu é mais competitivo do que o Mundial . A nível de seleções , é a competição mais difícil para mim .
A que souberam os dois golos frente à Noruega e como foi ganhar a uma seleção recheada com alguns dos melhores do mundo ? Eu encaro como mais um jogo da Liga dos Campeões . Praticamente todos os jogadores que estiveram no Europeu estão na Liga dos Campeões . Isso ajudou-me a encarar o Euro com menos pressão porque pensei que eram os mesmos jogadores que já defrontei na Champions .
Os guarda-redes do FC Porto e os da seleção nacional não são tão altos como os de outras equipas ou seleções europeias . Como se sente quando tem pela frente esse tipo de guarda-redes ? Esses guarda-redes mais altos , do estilo nórdico , são mais fáceis até de defrontar para mim porque têm comportamentos típicos . Com eles , se eu meter o braço num sítio , sei o que vai fazer , então consigo estudar isso . Há guarda-redes que saltam ou fazem movimentos diferentes de que não estou à espera , prefiro esses que se mexem de acordo com o meu braço porque posso levá-los para um sítio e depois tentar contrariar o movimento .
O selecionador elogiou-o recentemente dizendo que é “ fantástico no ataque ”. Como recebe essas palavras ? É sempre bom ouvir elogios vindos do selecionador nacional . Pensamos que devemos melhorar sempre um ou outro aspeto e ouvir isso do selecionador nacional deixa-me sempre contente .
A seleção nacional vai disputar os pré-olímpicos . Espera estar de novo na convocatória ? Espero estar , mas claro que não sei se vou estar . Os meus colegas que partilham comigo a ponta esquerda do FC Porto também têm a sua qualidade . Espero que aconteça .
No Euro o Leonel assumiu uma posição defensiva que não é muito comum nos pontas . Como viu essa adaptação ? Pode ser uma hipótese para o seu futuro ? Mais recentemente esta opção de colocar os pontas a defender a segundo [ N . D . R .: o segundo defensor é o atleta que defende o lateral adversário ] é cada vez mais recorrente e o Leonel fez um trabalho extraordinário no Europeu . É algo para que tenho de olhar e dizer “ também quero fazer isto ” porque é mais uma opção que posso dar ao treinador e mais equipas querem isso . Desenvolver o físico pode ajudar-me , quantas mais opções um jogador tiver , melhor será .
O gosto pelo andebol começou em Águas Santas , quando o seu pai era jogador nos veteranos do clube . Como deu os primeiros passos ? O meu pai jogava andebol , seniores e veteranos , e desde que nasci sempre fui ver os jogos dele e jogava nos intervalos ou quando o jogo acabava . Mesmo antes de entrar num clube já sabia jogar andebol . Ia com o meu irmão e os meus primos jogar para um rinque à beira de casa deles , sempre acompanhei a modalidade desde pequeno . Pedi aos meus pais para entrar , aconteceu aos oito anos e comecei nos bâmbis , os treinos eram só ao sábado e eu queria sempre mais .
A catequese foi um entrave ou ainda o fez dar mais no andebol ? Como disse , os treinos eram ao sábado de manhã . Como a catequese também era ao mesmo tempo , os meus pais só me deixaram ir quando mudou para sábado a tarde [ risos ].
O que prevê para o seu futuro a médio e longo prazo ? Quero continuar a este nível . Quando uma pessoa consegue chegar a este nível é bom , mas ainda é mais difícil continuar . Ainda é novidade , o meu objetivo é manter-me assim .
Sempre no FC Porto ? Quero continuar por cá , estou à beira de casa e por mim está ótimo .
47 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2024