N um curto espaço de tempo , estreouse na Liga dos Campeões , foi titular em clássicos no campeonato e disputou um Europeu pela seleção nacional . Como tem lidado com tudo isto ? Tem sido uma mudança muito repentina . Em menos de um ano passei de estar no Gaia para disputar a Liga dos Campeões . É uma sensação incrível . Se me perguntassem se iria acontecer , era o que esperava , mas não achava que em meses pudesse acontecer . Foi uma mudança incrível , consegui adaptar-me e tem sido muito bom jogar a Liga dos Campeões com o FC Porto e representar Portugal ao mais alto nível . Qual foi o segredo ? O que mudou ? Não fiz nada de diferente . Sempre trabalhei para atingir este objetivo e sabia que um dia iria compensar todo o esforço que demonstrei durante toda a minha carreira .
Qual foi o momento em que deu o clique ? Nos primeiros momentos do Avanca , onde me estreei a sério na primeira divisão , sentia-me muito bem . Jogava muito tempo e marcava muitos golos . Aí pensei : “ Se calhar é capaz de dar ”. Era novo , sabia que tinha muito para evoluir e achei que poderia ter sucesso .
Com a sua idade , a margem de progressão ainda é enorme . O que quer melhorar no futuro ? A nível físico , talvez saltar um pouco mais poderá ser uma ajuda
no futuro . Na defesa , conseguir defender melhor é sempre um objetivo . No geral , evoluir . Sou novo ainda , posso melhorar o meu jogo em todos os aspetos , mas esses dois são os principais .
|
Chegou ao clube em 2020 e sagrou-se logo campeão nacional . Que sentimentos lhe despertou essa conquista apesar de só ter feito três jogos ? Claro que me senti campeão , mas não se sente tanto por só ter disputado três jogos . É sempre uma boa sensação , foi a minha estreia numa equipa sénior , na primeira divisão , e foi uma boa sensação . O grupo recebeu-me bem , senti-me muito bem a jogar e não poderia ter pedido melhor .
Agora quer ser campeão com outro sabor . Se for campeão este ano terá outro sabor , claramente .
Como vê a sua evolução durante esses empréstimos ? Ser emprestado foi o que mais me ajudou na minha evolução . Um jogador jovem precisa de ter minutos de jogo e no Avanca jogava praticamente os jogos todos . Também tive um excelente treinador , o Obradović , que me ajudou a evoluir muito . No Gaia , o Carlos Resende também me ajudou muito . Evoluí o meu jogo em todos os aspetos porque é com muitos minutos de jogo que os jogadores jovens evoluem . A jogar , a fazer asneiras e a aprender , é assim que as pessoas crescem .
264 golos em dois anos no campeonato ao serviço do Avanca e do Gaia foram a prova forte de que queria voltar ao FC Porto ? Sempre trabalhei para voltar , dou sempre o meu melhor dentro
de campo e nessas equipas não foi diferente . É claro que o meu objetivo era voltar aqui , por isso é que ainda tinha contrato com o FC Porto , e consegui cumpri-lo com esses dois empréstimos .
|
“ É uma sensação incrível . Se me perguntassem se iria acontecer , era o que esperava , mas não achava que em meses pudesse acontecer . Foi uma mudança incrível , consegui adaptar-me e tem sido muito bom jogar a Liga dos Campeões com o FC Porto e representar Portugal ao mais alto nível .”
Esses dois treinadores têm um grande histórico e conhecimento do clube . Ser treinado por eles ajudou no regresso ? Na equipa B , quando entrei , o Carlos Martingo foi um dos que mais me ajudou . Evoluí bastante com ele e depois os outros treinadores também ajudaram . Tive bastante sorte nos treinadores que me calharam e assim consegui evoluir bastante .
Em Gaia trabalhou também com alguns dos atuais colegas . Isso ajudou na readaptação ? A integração é sempre mais fácil . Estive com o Rêma e o Vasco durante uma época inteira no Gaia . Quando se chega sozinho é preciso sempre integrar-se melhor . Tendo alguns colegas com quem já tinha partilhado o balneário anteriormente , senti-me mais à vontade .
É evidente a aposta do treinador nos jovens . Sente que o contexto é o ideal aqui ? Sim . Sou um jovem e , apostando
” |
em jovens , é claro que podem apostar em mim . Se não der provas de que essa aposta está a ser bem feita , vai acabar , mas tenho de aproveitar as oportunidades que me dão e acho que estou a conseguir .
O clube está dotado de valores jovens com grande potencial ? Sim , sim . Temos o Rêma , o Vasco , o Brandão , que chegou agora ... São jogadores muito jovens , ainda mais do que eu , que têm um potencial enorme . Já jogam a este nível há algum tempo e com essas idades só podem crescer .
Na primeira semana oficial da época ajudou a equipa a vencer em Belém e foi o melhor marcador na sua estreia europeia , frente ao Wisla Plock . Que trabalho de bastidores foi feito para chegar com tanta confiança a esse momento ? A pré-época ajuda sempre nisso , o trabalho físico do ginásio , a corrida nos treinos . Fisicamente acho que isso faz parte da pré-época . Mentalmente , é uma questão de acreditar que sou
|