O que lhe disse Jorge Nuno Pinto da Costa na primeira vez em que esteve com ele ? Nesse dia , como o meu pai estava lá , lembro-me de que estiveram a falar sobre a famosa eliminatória das meias-finais da Liga dos Campeões de 2003 / 04 entre o FC Porto e o Deportivo da Corunha . O meu pai jogava no Deportivo nessa altura e estiveram a falar sobre esses jogos .
A realidade que encontrou no FC Porto correspondeu a todas as expetativas que trazia de Barcelona ? Sem dúvida ! O FC Porto é um clube muito grande em que a exigência também é muito grande , mas é assim que tem de ser . Clubes grandes como o FC Porto e o Barcelona têm que exigir o máximo todos os dias e é isso que tento dar , o meu máximo .
Quais foram os companheiros que mais o ajudaram nos primeiros tempos de FC Porto ?
|
Como é natural , aqueles que falam espanhol foram os que mais me ajudaram e são aqueles com quem me dou melhor . O Fran Navarro , o Toni Martínez , o Iván Jaime , o Alan Varela e o Jorge Sánchez são aqueles com quem tenho mais relação , mas o Marcano também me ajudou muito desde o início .
E o primeiro contacto com Sérgio Conceição ? Como foi ? A verdade é que o conheci no dia em que assinei pelo FC Porto , depois do jogo de pré-temporada frente ao Rayo Vallecano . Transmitiu-me muita confiança e deixou-me muito claro que há que trabalhar muito e que ia exigir o máximo de mim , que é o que está a fazer .
Foi difícil habituar-se à exigência dele ? Ao início , é sempre duro adaptares-te a um lugar novo . É complicado , mas vinha com muita vontade e creio que me adaptei rapidamente à exigência
|
dele . Além disso , em Valência tive um treinador com um perfil parecido , muito exigente , como era o Gattuso . Como é óbvio , não foi desde o primeiro dia , pois este é um processo que demora o seu tempo , mas creio que já estou adaptado a 100 % e sinto-me muito bem .
Em que aspetos sente que cresceu desde que é treinado por Sérgio Conceição ? Creio que estou a melhorar muito sobretudo na chegada à área e a zonas de finalização . Ainda não consegui marcar , levo alguns jogos com algumas oportunidades , mas espero que esteja para breve o primeiro golo .
Ele é muito importante na forma como incute a mística do FC Porto no balneário ? É muito importante , não só ele , mas também os jogadores mais experientes e com mais anos de casa , que nos transmitem muito bem o que é este clube , o que é o
|
“ NÃO DOU MUITA IMPORTÂNCIA , POIS SEMPRE CONSIDEREI A CHAMADA À SELEÇÃO UM PRÉMIO POR AQUILO QUE FAZES . A SELEÇÃO É UM PRÉMIO AO TRABALHO QUE REALIZAS NO TEU CLUBE E AO TEU RENDIMENTO . O IMPORTANTE É CONCENTRAR-ME NO TRABALHO E NÃO NO RESULTADO .” |