FUTEBOL
GONÇALO SOUSA E RUI MONTEIRO RENOVAM
Gonçalo Sousa vai continuar a brilhar e a crescer de azul e branco . O extremo de 17 anos , que começou a época nos Sub-19 , mas já disputou dez jogos pela equipa B , renovou contrato com o clube . “ Muito feliz ” por ter rubricado um novo vínculo e por merecer a confiança de António Folha , o camisola 49 lembrou a “ difícil ” adaptação ao futebol profissional e mostrou-se disposto a “ trabalhar rumo ao principal sonho , que é jogar pela equipa A ”. Rui Monteiro estendeu o vínculo que o liga ao FC Porto e vai continuar à disposição de António Folha na equipa B . O extremo , que está a cumprir a quinta época no clube , transitou no ano passado dos Sub-19 para o futebol profissional e , na presente temporada , já disputou cinco jogos no segundo escalão do futebol português . “ Muito feliz ” no momento da renovação , o camisola 77 agradeceu “ ao FC Porto pela confiança ” e prometeu “ trabalhar no duro para retribuir ” o papel fundamental que o clube teve no seu desenvolvimento . Ainda a adaptar-se ao futebol sénior , o esquerdino afirmou estar “ num bom caminho ” e já só pensa no “ sonho ” de se estrear no Estádio do Dragão : “ É um estádio fantástico e os adeptos são incríveis ”.
PARA A ETERNIDADE
À semelhança da época passada , o novo ano começou com um encontro de todas as Casas FC Porto com Jorge Nuno Pinto da Costa e a edição de 2024 foi antecedida por uma visita ao Museu FC Porto na qual também estiveram presentes João Pinto , Vítor Baía e Helton , sem esquecer os 400 representantes de mais de 60 Casas FC Porto , incluindo de Lausanne ( Suíça ), Madrid ( Espanha ), Paris ( França ), Londres ( Inglaterra ), Luanda ( Angola ), Long Island ( Estados Unidos ) e Toronto ( Canadá ). Em abono da verdade , esta foi uma espécie de “ Viagem ao Dragão ” dos representantes das Casas FC Porto , durante a qual tiveram a ilustre companhia do presidente mais titulado da história , que deixou uma mensagem forte : “ O FC Porto é muito maior do que todos nós . Todos teremos um fim , mas o FC Porto não . O FC Porto é eterno e , dentro dessa eternidade que o FC Porto tem , deve dar-nos mais força para viver e para nos dedicarmos a ele .”
ADEUS A UM MAGRIÇO
Alberto Festa morreu a 2 de janeiro , aos 84 anos , vítima de doença prolongada . Nascido em Santo Tirso , o antigo defesa fez carreira entre o clube da terra e o FC Porto , emblema que representou na década de 1960 quando chegou à Invicta com a dura tarefa de substituir Virgílio Mendes . O lateral direito vestiu de azul e branco durante oito temporadas , foi um dos titulares da vitória por 3-0 sobre o Lyon , a contar para a entretanto extinta Taça das Taças , o primeiro triunfo europeu dos Dragões ( 1964 ), e venceu uma Taça de Portugal na última campanha com as cores portistas ( 1967 / 68 ). Em 1966 , juntamente com Américo e Custódio Pinto , integrou a lista dos “ magriços ” convocados para o Campeonato do Mundo de Inglaterra e foi o primeiro jogador do FC Porto a atuar no maior palco do futebol de seleções . Por isso mesmo , o 19 vezes internacional português recebeu a Medalha de Prata da Ordem do Infante D . Henrique antes terminar a carreira no Tirsense e de regressar às Antas para trabalhar nos escalões de formação .
33 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2024