Dragões #445 Dez 2023 | Page 44

HÓQUEI EM PATINS

“ ESTA É A MINHA CASA ”

O bom filho a casa torna . Um ditado popular que se aplica na perfeição a Hélder Nunes , que está de regresso ao FC Porto para continuar a fazer história . Desde as novidades no balneário à Taça Continental , passando pelas brincadeiras e por Ricardo Ares , há muito para conhecer sob a perspetiva do camisola 78 , que já foi capitão e hoje se considera “ mais um para ajudar ”.
Entrevista de SÉRGIO VELHOTE

O que todos os adeptos pediram aconteceu : Hélder Nunes regressou ao FC Porto . Com ele , trouxe anos de experiência no Barcelona e um mais vasto palmarés internacional , conquistado ao lado de outros portugueses com quem volta a partilhar o balneário dos Dragões , “ amigos para a vida ”, como afirmou nesta entrevista . O camisola 78 volta a vestir de azul e branco e daqui não quer mais sair . Foi à volta deste voltar que arrancou a conversa , ao longo da qual o reforço portista começou por salientar o carinho demonstrado pelo “ mar azul ” quando os rumores aumentaram sobre a possibilidade que se confirmou . “ Sentia que este amor era recíproco . O carinho que eu tinha , e tenho , pelo FC Porto e pelos adeptos era retribuído por todos eles e por toda a estrutura ”, sublinhou o hoquista , aproveitando para reforçar que , caso “ o Eurico Pinto e o Ricardo Ares não quisessem ”, ele próprio não estaria onde está hoje . E ainda bem que quiseram , porque o internacional português sempre teve o objetivo de voltar ao FC Porto . “ Tinha definido um prazo de quatro a oito anos para regressar , até porque esta é a minha casa . Tenho a família mais perto e , apesar de termos formado a nossa família em Barcelona , com os atletas portugueses , aqui é diferente . Os nossos pais e avós por perto , tal como os nossos amigos … é especial ”. Em Barcelona , cidade que considera ser “ a melhor do mundo ”, Hélder Nunes encontrou o sonho que procurava e uma “ realidade diferente ” de que não se arrepende de ter abraçado . Contudo , não consegue esconder a felicidade que vive neste momento . “ Aqui somos mais acarinhados . Os adeptos reconhecem-nos na rua , incentivam-nos para continuar a vencer e dizem que os filhos deles nos adoram pela maneira como nos veem na televisão a defender o clube . Isso deixa-me muito orgulhoso ”, reforçou .

UMA QUESTÃO DE TEMPO
A pandemia da covid-19 que assolou o mundo em 2020 ditou o momento da decisão de Hélder Nunes para voltar ao FC Porto . Três anos depois , o desejo concretizou-se . “ Estava muito feliz em Barcelona , adorava a equipa com que trabalhava e a maneira como jogávamos , mas quando se joga pelo clube do coração tudo sabe melhor ”, sublinhou o hoquista , até porque “ nas fases mais difíceis ” os jogadores obtêm uma “ energia extra capaz de ultrapassar qualquer obstáculo ”. O momento demorou a ser anunciado , mas os adeptos já tinham reparado na mudança . A sessão fotográfica de então teve a cidade do Porto como pano de fundo e foram muitas as pessoas que se aproximaram do hoquista . “ Mesmo quem não me conhecia e viu o meu nome nas costas , enviou-me fotos pelas redes sociais a desejar um bom regresso . Acabou por ser uma excelente experiência , por todo o carinho espontâneo que senti nesse dia ”. As imagens desses momentos “ ficarão na memória ” para sempre . No balneário houve poucas mudanças . “ Vim para uma equipa que não tem de provar nada a ninguém , por tudo o que conquistou nas duas últimas temporadas . Tudo o que esperava encontrar no FC Porto encontrei : trabalho , dedicação , humildade e ambição . É uma equipa que não se cansa de ganhar e eu sou mais um para ajudar nesse sentido ”, atirou o camisola 78 , que acredita na revalidação do título europeu conquistado na última época . “ Acredito no valor de cada jogador no balneário , somos amigos para além de companheiros de equipa e isso só reforça a coesão que temos entre todos dentro do rinque ”. Aliás , esta relação pessoal permite a cada jogador ser interventivo nas decisões . “ Todos nos sentimos à vontade para corrigir o nosso colega , estamos recetivos a todas as opiniões , e isso permitenos ser mais fortes dia após dia ”, afirmou Hélder Nunes , que promete “ ajudar a equipa de todas as formas na pista para potenciar o plantel que , por si só , já tem uma enorme qualidade , mas que pode alcançar feitos ainda maiores no futuro ”.
44 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2023