Dragões #445 Dez 2023 | Page 33

OBJETO DO MÊS
MUSEU POP-UP
MUSEU
Jorge Nuno Pinto da Costa
Presidente do FC Porto
“ A história do FC Porto é feita de grandes homens , grandes atletas , grandes adeptos e grandes dirigentes . O Pavão está na história do FC Porto e na memória de todos aqueles que lidaram com ele , como eu , pois tive essa felicidade . É bonito ver que , passado tanto tempo , antigos colegas dele fizeram questão de estar aqui , bem como a família . Além de ter sido um grande jogador , é uma eterna saudade . Estava no camarote quando ele faleceu . Recordo-me que , de imediato , o dr . Américo de Sá , então presidente do FC Porto , me informou do que tinha acontecido e pediu-me para contactar o meu irmão , que era diretor do Instituto de Medicina Legal . Foi ele que fez a autópsia e corriam rumores de que teria sido uma congestão , mas ele morreu porque tinha uma deficiência no coração que na altura não era detetável .”
Alexandra Neves
Filha de Pavão
“ Estou orgulhosa . Esta homenagem é justa e recordá-lo assim , nos 50 anos da sua morte , diz-me que ele era alguém de exceção . Só tenho de agradecer ao FC Porto e ao Museu FC Porto , porque este evento é digno de ser visto .”
Rodolfo Reis
Colega de equipa de Pavão
“ Quando subi a sénior , os conselhos que recebi eram do Pavão . Havia outros jogadores com mais idade , mas o Pavão chamava e falava connosco . Era um irmão mais velho , era um capitão . Foi um jogador fabuloso , um homem excecional e sentimos uma dor muito grande quando ele morreu . Prestamos homenagem e lembramo-nos dele , do jogador e do homem e daquilo que ele representou para o FC Porto ”.
António Oliveira
Colega de equipa de Pavão
“ Foi o meu primeiro colega de quarto quando iniciei a minha carreira profissional no FC Porto . Os meus colegas , nessa altura , eram o Pavão e o Custódio Pinto , ambos já falecidos , infelizmente . O Pavão foi sempre uma grande referência para mim , pelo trato , pelas caraterísticas , pelo exemplo que dava , pela raça … Pavão era FC Porto mesmo ! Acrescento um dado que vive comigo . As suas últimas palavras foram para mim : vai , miúdo .”
OBJETO DO MÊS
Um bilhete-postal endereçado pelo FC Porto a Fernando Pascoal Neves em 1965 proporciona uma inusitada abordagem histórica do célebre médio e capitão de equipa Pavão , futebolista que serviu o clube entre 1964 e 1973 . No mês em que se cumpriram os 50 anos do falecimento do antigo jogador , este documento pertencente à coleção privada de Alexandra Neves abre caminho até às memórias dos primeiros tempos do jogador no clube . Sempre com uma preciosidade , muitos factos e curiosidades para descobrir , o Objeto do Mês coloca o passado ainda mais ao alcance de todos no Hall do Museu ( área de circulação livre ), em www . museufcporto . pt , na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV .
MUSEU POP-UP
Dezembro proporcionou a oportunidade de lançar atenções sobre um cromo de Fernando Pascoal Neves de início dos anos de 1970 . Parte integrante de uma caderneta que se descobre na área temática Grandes Notícias , esta pequena preciosidade ganhou lugar nas ações programáticas de homenagem a Pavão . A exposição permanente do Museu FC Porto é rica em objetos e documentos exclusivos que prendem a atenção dos visitantes e o Museu Pop-Up , renovado mensalmente em www . museufcporto . pt , é uma escolha entre as preciosidades que se podem descobrir com o Tour FC Porto .
33 REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2023