ANDEBOL tento absorver os conhecimentos dele para elevar o meu nível .
Fale-nos sobre aquele primeiro jogo frente ao Wisla Plock : 35 % de eficácia e defesas de alto nível . Como disfarçou os nervos ? A exibição foi o resultado de muito trabalho ? Para mim , ter 19 anos é menos um peso . Não me sinto nervoso para nenhum jogo neste momento . Nos últimos anos , quando era mais novo , sentia esse nervosismo , mas agora sinto que quando corre mal é porque corre mal e estou lá a dar o meu melhor . Acho que estava em condições para conseguir ajudar . Cada jogo é um jogo e esse correu muito bem , espero que haja mais assim . não remata à baliza , mas um guarda-redes que não esteja confiante vai continuar a levar com os remates adversários , não se pode esconder , daí termos de ser os melhores psicologicamente . É um misto [ de tranquilidade e de loucura ]. Temos de ser malucos para nos atirarmos às bolas .
Muitos adeptos poderiam vê-lo apenas como um jovem de 19 anos que iria apenas tentar não baixar o nível . Sente que já conseguiu mudar essa opinião ? Para mim , no FC Porto não há um primeiro guarda-redes neste momento . Estamos cá os dois disponíveis para dar o nosso melhor e ajudar a equipa a alcançar vitórias .
Na quinta jornada da Champions voltou a estar em destaque com uma enorme defesa em leque . Como se trabalha essa agilidade ? O instinto é um grande aliado nesses momentos ? Vem do trabalho diário . Não há um dia em que não jogue andebol , apenas num dia de folga ou muito esporadicamente . Estas coisas acontecem naturalmente . O que conta é defender a bola e ser eficaz , não é importante fazer uma excelente defesa na minha opinião , mas é sempre bom estar destacado por ter feito uma das melhores defesas da jornada . É sempre bonito . Há alguns momentos em que é por instinto , mas a maior parte é cerebral , de análise do jogo . O guarda-redes tem de ser o jogador mais cerebral da equipa , apesar de muita gente pensar o contrário .
Sente-se , então , o elemento mais cerebral e frio do plantel ? Tenho que tentar ser , porque nós , guarda-redes , somos os últimos que podem defender a bola e um guarda-redes nunca se pode esconder no jogo . Se um lateral , por exemplo , não estiver confiante ,
As abordagens dos adeptos têm sido diferentes ? Como os carateriza ? Tem havido mais abordagens positivas dos adeptos nos últimos tempos , lido bem com isso e gosto de receber esses elogios . São adeptos que vivem muito o clube . Quando temos o pavilhão cheio , é um ambiente completamente diferente e traz-nos muito mais vontade de jogar . Estão sempre a puxar pela equipa . É incrível .
Convive diariamente com um dos melhores guarda-redes da história do clube . O Hugo Laurentino é uma referência ? Que outras tem no andebol ? Sim . Sempre gostei muito de o ver jogar , até porque as caraterísticas antropométricas dele são parecidas com as minhas , tem a mesma altura do que eu . Ajuda-me muitas vezes em situações de leitura de jogo e espero que continue . É um privilégio . Tenho como referências o Pérez de Vargas , do Barcelona , e o Palicka , do PSG .
O Diogo voltou ao Dragão após um ano de empréstimo ao Gaia
“ O QUE CONTA É DEFENDER A BOLA E SER EFICAZ , NÃO É IMPORTANTE FAZER UMA EXCELENTE DEFESA NA MINHA OPINIÃO , MAS É SEMPRE BOM ESTAR DESTACADO POR TER FEITO UMA DAS MELHORES DEFESAS DA JORNADA . É SEMPRE BONITO . HÁ ALGUNS MOMENTOS EM QUE É POR INSTINTO , MAS A MAIOR PARTE É CEREBRAL , DE ANÁLISE DO JOGO .”
em que brilhou sob a tutela de Carlos Resende e foi até nomeado para jogador revelação do campeonato . Foi a reta final ideal da preparação para agora assumir a baliza do FC Porto ? Sim . Já estava habituado às rotinas de treino dele , que são boas , principalmente para o guarda-redes , porque requisitam muito o nosso trabalho . Tanto no ano passado como neste , estou a gostar muito de trabalhar com ele . Foi bom ter muito tempo de jogo na primeira divisão para agora chegar aqui e poder dar o meu contributo .
Antes desse período , pôde trabalhar aqui , sem tantos minutos , e preparar-se para estar no topo . Ajudou para este novo período ? Claro . Treinava todos os dias com eles aos 16 / 17 anos , podia melhorar diariamente a treinar com a melhor equipa portuguesa . Foi muito bom para mim .
Foi convocado para o torneio de preparação para o Euro 2024 . Sonha defender a baliza da seleção numa grande competição e sente-se pronto
52 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2023