Dragões #444 Nov 2023 | Page 50

ANDEBOL

“ NÃO ESPERAVA TER TANTO ÊXITO TÃO RÁPIDO ”

Dezanove anos , um talento fora do normal e uma capacidade de trabalho exemplar . Diogo Rêma chegou , viu e está claramente a vencer todos os prognósticos neste início de temporada . “ Ter êxito tão rápido ” não estava nos planos , ser distinguido como um dos maiores talentos da nova geração muito menos , mas tudo “ é bom para motivar e continuar a trabalhar ”. A idade “ é menos um peso ”, o nervosismo fica de lado e o foco está apenas em vencer : “ Não podemos só ganhar , mas queremos só ganhar ”.
TEXTO : PEDRO DINIZ

Tanto o Diogo como o Mitrevski têm brilhado na Champions . O FC Porto tem uma das melhores duplas de guarda-redes da Europa ? É um pouco ousado dizer-se isso , mas os últimos jogos têm-nos corrido bem , temos conseguido ajudar a equipa e as vitórias que amealhámos na Champions tiveram grande influência dos guarda-redes . Foi o que aconteceu frente ao GOG , ao Wisla Plock e ao Celje . Temos de continuar assim , a trabalhar bem . Quando um não está tão bem , entra o outro . É sempre um bom pacto quando ambos podem dar o seu contributo .

Como viveu aqueles minutos finais desde o banco frente ao GOG e como se sentiu pelo êxito do seu companheiro ? Foi um jogo fora de série . Não é normal um jogador ter uma percentagem daquelas , nem perto , por isso é que foi tão bom . Esperemos que ele nos possa ajudar mais vezes e , quando não puder , espero dar eu o meu contributo da melhor maneira como tenho feito nos últimos tempos . São estes jogos que queremos jogar , que nos dão mais pica . Foi um dos melhores momentos da época até agora , sem dúvida .
Tem sido um dos destaques , não só da equipa , mas de toda a Liga dos Campeões . Como se sente com esse facto ?
É o culminar do trabalho que tenho vindo a fazer até agora . Não esperava ter tanto êxito tão rápido porque uma posição como a de guardaredes envolve mais experiência e eu não tenho tanta como os outros guarda-redes da Liga dos Campeões . Está a correr bem e quero continuar a evoluir todos os dias para adquirir essa experiência e passar para outro patamar .
O que significa a EHF tê-lo eleito como um dos maiores talentos da nova geração do andebol ? Não ligo muito a essas distinções , mas é sempre bom para me motivar e para continuar a trabalhar , mas nada mais do que isso . Não penso que é uma coisa do outro mundo , é apenas mais uma distinção .
“ NÃO ESPERAVA TER TANTO TEMPO DE JOGO ATÉ PORQUE NÃO ESPERAVA ESTAR TÃO BEM . TIRAR O LUGAR EM JOGOS IMPORTANTES A UM GUARDA-REDES COMO O MITREVSKI ERA ALGO QUE NÃO IMAGINAVA QUE PUDESSE ACONTECER JÁ .”
Ter tantos minutos pelo FC Porto neste início da época era esperado ? Muito sinceramente , não . Não esperava ter tanto tempo de jogo até porque não esperava estar tão bem . Tirar o lugar em jogos importantes a um guardaredes como o Mitrevski era algo que não imaginava que pudesse acontecer já , mas ainda bem que está a acontecer e vamos os dois ajudar a equipa .
Como está a viver este período de grande sucesso e como pretende dar-lhe continuidade ? Encaro todos os dias como mais uma oportunidade e venho para aqui com felicidade , porque se assim não for não vale a pena vir e tentar melhorar , porque nada vai sair se não me divertir . O amor pelo andebol é uma peça fundamental para eu estar aqui todos os dias feliz e a melhorar . Quando nos estamos a divertir no jogo é completamente diferente de quando estamos frustrados . É completamente diferente .
A estreia já tinha acontecido , mas está agora a somar a primeira sequência de jogos na Liga dos Campeões . Como se preparou para disputar a melhor competição do mundo ? Preparo todos os jogos da mesma maneira . Os guardaredes têm muito a parte de análise ao adversário e , sendo um jogo do campeonato ou da Liga dos Campeões , encaro da mesma maneira . Tento também aprender com o Mitrevski , que em termos de leitura de jogo é muito superior a mim , porque tem muita mais experiência , e
50 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2023