DRAGON FORCE
TRÊS PERSPETIVAS , UMA PALAVRA : “ SUCESSO ”
A 6 de setembro , dia do 15 .º aniversário da Dragon Force , o Constituição Park recebeu a visita de Vítor Baía , vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto , que não poupou elogios ao sucesso do projeto , que resulta numa taxa de aproveitamento superior a 30 % para as equipas de formação do clube . “ Queremos ser um complemento às escolas e aos próprios pais no crescimento e na formação destes jovens ”, disse o antigo guardaredes , vencedor da Liga dos Campeões em 2004 , ladeado por Ricardo Frey Ramos , da direção executiva do projeto Dragon Force , e de Filipe Ribeiro , diretor da formação do FC Porto .
Vítor Baía , vice-presidente e administrador da SAD
“ Tem sido um crescimento incrível , estamos praticamente em todo o país , mas também a nível internacional com uma marca fortíssima . Não podemos dissociar a Dragon Force da grande marca que é o FC Porto . Aqui existe um cuidado com a formação desportiva destes jovens , mas também há a parte da solidariedade , da educação e dos valores . Queremos ser um complemento às escolas e aos próprios pais no crescimento e na formação destes jovens .”
Ricardo Frey Ramos , da direção executiva do projeto Dragon Force
“ Na minha opinião , há três pilares que são fundamentais para o sucesso da Dragon Force . Em primeiro lugar , as pessoas , a competência , o compromisso , o rigor , a exigência e a vontade de querer inovar a toda a hora . Em segundo lugar , o sistema de gestão da qualidade que criámos entre 2008 e 2010 e que foi devidamente certificado . Isso permitiu-nos criar os processos e os procedimentos que garantissem depois a qualidade no que diz respeito à expansão das escolas de futebol Dragon Force . Em terceiro lugar , a relação próxima que temos com o departamento de scouting e com o departamento de futebol de formação . Só com um grande trabalho conjunto conseguimos colocar vários jovens nas equipas de formação do FC Porto .”
Filipe Ribeiro , diretor da formação do FC Porto
“ A Dragon Force faz parte do clube e tem sido a maior base de recrutamento da formação . Existe uma base criada e uma articulação muito forte entre toda a gente envolvida neste projeto . Fazemos alguma supervisão sobre o que é feito , mas isso alarga a nossa base de recrutamento . Existe uma metodologia de qualidade que acaba por dar frutos mais à frente e que assenta naquilo que é a realidade do FC Porto .”
43 REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2023