Dragões #442 Set 2023 | Page 18

ENTREVISTA e uma maravilha de sítio para viver , mas só pensava no clube e em desenvolver o meu futebol , porque a vida pessoal para mim é uma conversa à parte . Sou um rapaz caseiro , jogo bastante PlayStation , gosto de estar tranquilo em casa a ver filmes ou séries .
Jogar a Liga dos Campeões é um sonho ? Quais são os outros ? Nunca tive um sonho específico . No futebol não tenho aqueles sonhos de “ quero jogar ali ”, “ quero fazer isto ou aquilo ”. Claro que disputar a Champions será incrível e é o sonho de muitos , mas não o meu . Será um privilégio e algo de que gostarei muito , porque é a melhor competição do mundo .
Como reagiu ao sorteio ? Para um espanhol será especial defrontar o Barcelona ? O Barcelona e o Real Madrid são como o FC Porto e o Benfica em Espanha . O Barça é uma grande equipa , toda a gente sabe disso , e será um prazer defrontá-la . O mais importante para mim será ver o FC Porto competir ao mais alto nível e fazer um grande trabalho .
Quais são os pontos fortes do Barça do Xavi ? É o toque de bola , o regresso do tiki-taka de antigamente . Esse é o ponto forte deles , ter a bola , defender com bola , manter a posse e atacar muito . Teremos que fazer o nosso trabalho da melhor forma se os quisermos surpreender .
Identifica algo que distinga o FC Porto de Sérgio Conceição de todas as outras equipas ? Sim . Toda a gente sabe quais são as caraterísticas : intensidade , a maneira de pressionar , de defender e atacar com agressividade . São aspetos em que preciso de melhorar , tenho-o feito diariamente e acho que não estou a revelar nada de novo .
É mais difícil defrontar o FC Porto do que outros adversários ? Depende . Costumo dizer que cada jogo é um mundo . Não diria que é mais difícil , mas tens que estar mais atento e ser
mais rápido porque não te dão tempo para pensar . Quando jogas contra o FC Porto tens sempre um adversário em cima , todos te pressionam e se mostram agressivos . Somos obrigados a decidir muito rapidamente .
Concorda que o futebol espanhol está a meio de uma revolução ? O futebol espanhol era bastante diferente até há alguns anos . Agora está a passar por um período … não diria complicado , diria distinto . Estão a acontecer muitas mudanças , saídas de jogadores importantes e entradas de gente jovem . Não vejo muito futebol , mas sei que tem havido muitos jogos com poucos golos . É uma fase de transição .
Hoje as portas da seleção espanhola estão abertas a mais jogadores ? Creio que sim . Há um par de anos deu-se o fim de uma geração que tinha ganho muita coisa e que está a ser substituída por jovens de elite . Agora as portas estão abertas a muito mais atletas .
Acha que pode integrar a convocatória do selecionador Luis De La Fuente num futuro próximo ?
“ Considero-me um jogador único , especial pela forma como trato a bola e penso o jogo . Joguei assim toda a vida e é assim que vou continuar a ser : diferente .”
Não penso nisso , mas claro que tudo é possível . As pessoas que trabalham na federação veem os jogos do FC Porto , estão atentas , mas não é algo que me passe pela cabeça de momento . Se lá chegar , ótimo .
Como vê a atual situação do Málaga , um histórico que já chegou a eliminar o FC Porto da Champions e agora disputa a terceira divisão ? É muito complicada . Acabaram de descer depois de vários anos difíceis a nível financeiro e futebolístico . Está a ser difícil para um clube que há pouco tempo jogou a Champions e que esteve perto de passar às “ meias ” naquela eliminatória contra o Dortmund . Ver onde estão agora é triste para o clube , para a cidade e para as gentes de Málaga . Espero que façam uma grande época e que consigam subir para recuperarem um pouco do que já foram .
Quem é o seu ídolo ? Não tenho um ídolo definido , mas o Isco é o jogador que mais prazer me dá ver jogar desde que estava no Málaga . Foi para o Real Madrid , agora está no Bétis tem sido um prazer vê-lo . Não é o meu ídolo , porque não tenho ídolos , mas é o jogador que mais gosto de ver .
Há algum jogador do FC Porto que encare como uma referência ? Já passaram por aqui grandes jogadores . Recordo-me dos tempos do Falcao , de figuras como o Pepe e de outras que por cá fizeram grandes percursos . Fazem todos parte da história do clube e eu também quero trilhar o meu próprio percurso . Por este clube já passaram jogadores míticos , autênticas lendas do futebol .
Que objetivos individuais e coletivos definiu para a sua primeira época de azul e branco ? Os coletivos , que todos temos , passam por lutar pelo título em todas as competições que disputamos sem ter medo de nada nem de ninguém . Isso está bem claro e é algo que vamos fazer . Quanto ao resto , não sou um jogador que pense “ quero marcar tantos golos e fazer tantas assistências ”. Penso dia a dia , é essa a minha maneira de viver o futebol e tenho muita confiança em mim . Sei que vou fazer uma boa época para ajudar o clube .
18 REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2023