ANDEBOL
No campeonato , a luta com o Sporting e o Benfica promete ser até ao último jogo . O que é preciso fazer conquistar o campeonato de novo ? Previa um campeonato tão equilibrado ? Os três grandes , neste momento , estão num nível muito alto . As três equipas têm excelentes jogadores e treinadores , têm protagonizado clássicos e dérbis espetaculares . O andebol português tem crescido muito devido ao investimento dos grandes , sem dúvida , e acho que o campeonato vai ser disputado até à última . Queremos vencêlo , vamos lutar por tudo e em todos os jogos para o fazer .
Que erros cometidos na primeira volta não podem ser cometidos na segunda ? O que me vem mais à cabeça é a derrota com o Águas Santas . Jogos como esses , contra equipas ditas inferiores , podem hipotecar campeonatos e é preciso ser-se sério contra toda a gente , entrar para os jogos com a atitude e os níveis de intensidade no máximo e vencer . Os clássicos são jogos de pormenor , o FC Porto tem-se superiorizado sempre e queremos dar continuidade ao que temos vindo a fazer nesse tipo de jogos . Tivemos uma vitória contundente contra o Benfica em casa e fomos empatar ao João Rocha . É o que o FC Porto tem feito nas últimas épocas : chegar aos clássicos e vencer , é para isso que cá estamos .
Está a tirar a licenciatura de Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto . É difícil conciliar ? Não é fácil e à medida que o grau de exigência desportiva vai aumentando , que no FC Porto sem dúvida é extremamente alto , as coisas complicam-se , nomeadamente a presença em aulas , porque somos profissionais . Este é o nosso trabalho e a prioridade , sem dúvida nenhuma . Estudar por fora é bom para entreter a cabeça , ocupar o tempo
“ O ANDEBOL PORTUGUÊS TEM CRESCIDO
MUITO DEVIDO AO INVESTIMENTO DOS GRANDES , SEM DÚVIDA , E ACHO QUE O CAMPEONATO VAI SER DISPUTADO ATÉ À ÚLTIMA . QUEREMOS VENCÊ-LO , VAMOS LUTAR POR TUDO E EM TODOS
OS JOGOS PARA O CONSEGUIR .”
NOME André Alexandre Lopes Sousa NATURALIDADE Porto ALTURA 1,86m PESO 91kg
DATA DE NASCIMENTO
3 de setembro de 2002
POSIÇÃO Central CAMISOLA 3 CLUBES Sporting de Espinho Colégio dos Carvalhos FC Porto FC Gaia Avanca Águas Santas FC Porto
e é possível com muito esforço . É preciso aproveitar as viagens , os momentos livres , acima de tudo é necessário ser-se organizado e balancear as coisas , nunca descurando a atividade desportiva .
Vê a engenharia como alternativa ou futuro ? Acho que é ambos . Neste momento , quero ser jogador de andebol , é para isso que trabalho , mas no futuro , quando uma possível carreira acabar e quando for mais velho , os jogadores deviam ter um plano B ou C e a engenharia é importante para chegar ao final da carreira e poder decidir se continuo ligado ao andebol , à engenharia ou a ambos . É sempre bom ter mais alternativas e quantas mais tivermos , menos limitamos o futuro .
Que conselhos deixa aos mais novos ? No que toca ao andebol , costumo dizer que devemos ver as equipas que gostamos , identificar dois ou três jogadores da nossa posição que são nossas referências e , acima de tudo , ver jogos , ver o que eles fazem , ir aos pavilhões e criar o nosso estilo de jogo . No que toca à gestão da escola e desporto , o mais importante é a organização de tempo . Há tempo para tudo , temos é de diminuir aqueles tempos livres em que estamos “ só a existir ” e conseguimos conciliar o nosso tempo se nos organizarmos , sem sombra de dúvidas .
51 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2023