BASQUETEBOL
Mesmo no avião ou no autocarro , estamos sempre a brincar uns com os outros . Quando vencemos um jogo e celebramos juntos , sinto arrepios só de pensar . Aquelas celebrações na Suíça , por exemplo , são algo que nunca vou esquecer .
Como viveu essa vitória sobre o Fribourg Olympic ? Confesso que fiquei “ chocado ”. Já me tinham dito que iram estar presentes algumas dezenas de adeptos , mas quando chegámos e começámos a aquecer , pensei : “ Isto é inacreditável ”. Foi como um jogo em casa para nós . Fiz um dos meus piores jogos nesta época , mas ganhámos e a celebração com toda a gente é inesquecível . Vou levar sempre isso comigo , até porque foi a primeira vez que avançámos na Europa em muito tempo e foi um sentimento incrível .
Que impacto teve na equipa as eliminações na Taça de Portugal e na Taça Hugo dos Santos ? Quando perdemos com o Benfica na Taça de Portugal , estávamos no meio de um ciclo intenso , mas lutámos até ao fim . Foi um jogo duro para nós , mas estávamos lá e podíamos ter vencido . É sempre difícil ganhar em casa do Benfica , como temos visto nos anos mais recentes , mas voltámos lá pouco tempo depois e tirámos-lhes o primeiro lugar .
Ao focar-se exclusivamente na Liga e na FIBA Europe Cup , a equipa pode tornar-se mais forte nessas duas competições ? Estar fora da Taça de Portugal nunca é positivo , mas também podemos focar-nos mais na FIBA Europe Cup , pois queremos ir o mais longe possível nesta competição . Esse é um dos nossos objetivos . Tanto o Benfica como o Sporting já não estão nas competições europeias , por isso cada equipa está focada nas suas coisas . Como é óbvio , estamos focados em manter o primeiro lugar na fase regular e em termos a vantagem do fator casa nos Playoffs para podermos jogar perante os nossos adeptos .
É diferente ou mais difícil jogar contra Benfica ou Sporting ? Acima de tudo , acho que é diferente . O Benfica tem grandes nomes e muito talento , jogadores portugueses muito bons . Com o Sporting é um jogo mais físico , eles transformam um jogo de basquetebol em algo mais do que isso . Eu tenho de fazer melhor , e a equipa também , em termos consciência de que é assim . Com o Benfica creio que é mais um jogo de basquetebol . Pessoalmente , prefiro ver um jogo do FC Porto ou do Benfica do que do Sporting , mas o Sporting também tem jogadores muito talentosos e conhecem o seu estilo , respeito isso . É assim que surpreendem as outras equipas e ganham jogos . Diria que , decididamente , é diferente jogar contra Benfica e Sporting .
A conquista do campeonato ganhou uma importância ainda maior ? É definitivamente a obsessão da equipa , mas levamos isto dia a dia . Não podemos escorregar frente a adversários que não estejam no top-3 e a segunda fase do campeonato será muito importante para nós . Temos de ganhar os nossos jogos em casa e acho que temos equipa para manter o primeiro lugar . Mesmo que fiquemos em segundo ou em terceiro , esta equipa tem o que é preciso para chegar à final dos Playoffs e competir .
Quão importante é terminar a fase regular no primeiro lugar e ter a vantagem casa nos Playoffs ? Acho que é muito importante . É muito difícil jogar em casa do Benfica , mas também é duro para eles jogar no Dragão Arena . Ter os primeiros dois jogos em casa numa eliminatória como esta pode ser muito importante , pois , se ganhas esses dois primeiros jogos , é muito difícil dar a volta . De qualquer forma , enquanto equipa , não temos medo de ninguém , mas é óbvio que queremos terminar esta fase no primeiro lugar . Se isso não acontecer , vamos continuar confiantes .
Sente que esta época os adeptos estão mais envolvidos com a equipa de basquetebol ? Sem dúvida , e esse tem sido um dos meus objetivos enquanto basquetebolista . Sinto que agora , mesmo quando jogamos com equipas de um nível teoricamente inferior , temos muita gente a ver . É um novo basquetebol , uma nova marca e o treinador Sá é um exjogador do clube , o que aumenta o interesse . A Liga portuguesa está a melhorar e as equipas do top-3 estão a melhorar , há muita qualidade nos jogadores portugueses e estrangeiros .
O espírito da equipa e o basquetebol que pratica contribuíram para isso ? Sinto que neste ano temos muito mais emoção e sentimo-nos livres para nos expressarmos . Temos orgulho neste clube e o nosso jogo é rápido , com muitos pontos , além de sermos intensos na defesa . Creio que agora o basquetebol é mais apelativo para os nossos adeptos .
E como é a sua relação com os adeptos ? Tem sido fantástica e este ano cresceu , decididamente . Sou muito grato por jogar no FC Porto e significa tudo para mim . Eles estiveram sempre comigo durante as lesões , até a nível mental fora do campo . Este clube é uma família e eles tomaram conta de mim . É tudo isso que quero retribuir e , para mim , retribuir é trazer troféus ou avançar o máximo
41 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2023