Dragões #434 Jan 2023 | Page 77

MUSEU
35 ANOS DA SUPERTAÇA DA UEFA
Janeiro de 2023 é o mês da celebração do 35 .º aniversário da conquista da Supertaça da UEFA e esta primeira grande efeméride do ano só podia ter peso na programação do Museu , que reservou o Auditório Fernando Sardoeira Pinto para a realização de duas projeções vídeo em ecrã gigante , direcionadas à comemoração e ambas com entrada livre . Assim , além do jogo da consagração dos Dragões ( dia 13 ) como vencedores da edição de 1987 , frente ao Ajax , a estreia de Universo Porto – Entrevista ( dia 28 ) constituiu uma abordagem à história do título através de memórias partilhadas por António
Sousa , autor do golo da vitória portista no encontro da segunda mão da prova . Conteúdo original do Porto Canal e da FC Porto TV , as entrevistas Universo Porto são conduzidas por Rui Cerqueira . No Museu , ganharam mais uma dimensão como importantes testemunhos do passado , reforçando o acesso ao conhecimento e à compreensão do património material e imaterial do clube , onde se enquadra , naturalmente , a Supertaça da UEFA , um troféu que , em Portugal , é um exclusivo da coleção azul e branca e uma das estrelas maiores da experiência premiada do Tour FC Porto .
O tempo não apaga a memória e os sentimentos fortes precipitados pelo título de campeão nacional de futebol do FC Porto de 1977 / 78 . Essa conquista , celebrada ainda com Jorge Nuno Pinto da Costa como diretor dos Dragões para o futebol profissional , marcou uma viragem do clube rumo a uma era de afirmação mundial e depositou para sempre na galeria de históricos do FC Porto nomes como os do treinador José Maria Pedroto ou do ponta-de-lança Fernando Gomes , entre tantos outros que pertencem às grandes referências de sempre das equipas portistas . Saído das Reservas , o Medalhão FC Porto Campeão pertenceu a Mário Capitão , nome histórico do clube , e é a primeira preciosidade de 2023 que pode ser descoberta no Hall do Museu ( área de circulação livre ), em www . museufcporto . pt , na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV , onde o Objeto do Mês coloca o passado e o património azul e branco ainda mais ao alcance de todos .
BILHETES À VENDA !
O ano de 2023 traz mais sessões dos êxitos Música com Dragõezinhos e Histórias com Magia para Dragõezinhos no Museu . Estes sucessos de referência para as famílias já têm bilhetes à venda e datas marcadas para os meses de janeiro a junho . As entradas encontram-se disponíveis nos pontos de aquisição habituais – receção do Museu e TicketLine . Conduzidas pelo Indy , as sessões de Música com Dragõezinhos são uma organização do Museu em parceria com a Trupe Sons em Cena . Por sua vez , as Histórias com Magia para Dragõezinhos resultam de uma colaboração do Museu com Rui Ramos , mentor do projeto O Baú do Contador .
DLAM na RTP
Os lendários TAXI fecharam o primeiro ciclo da época de 2022- 2023 do Dar Letra à Música no Museu , mas o evento também saiu de portas para marcar presença na RTP . A participação de Jorge Maurício Pinto , diretor de programação do Museu , na manhã de 5 de dezembro da ‘ Praça da Alegria ’, juntamente com os TAXI , permitiu espreitar só um bocadinho para a serão do dia 8 seguinte , quando a lotação do auditório do Museu esgotou para vibrar com as histórias e as canções da icónica banda portuense .
OBJETO DO MÊS ANO 2022 NA SALA MULTIUSOS
De 20 de janeiro a 31 de março de 2023 , a exposição temporária Objeto do Mês : Ano 2022 reforça a descoberta da história no Museu . O evento tem lugar na Sala Multiusos ( entrada livre ) e apresenta uma seleção de 12 peças de coleção reveladas ao longo do último ano na vitrina do Objeto do Mês ( Hall do Museu ). A Camisola de Bandeirinha ( 1976 ), o Conjunto de bolas de boccia de Pedro da Clara ( 2006 ), a Taça Inauguração do Estádio do FC Porto ( 1952 ), a Medalha CERS - Taça das Taças ( 1982 ), a Camisola de Fernando Sá ( 1998-1999 ) ou as Luvas de Diogo Costa ( 2022 ), entre outras preciosidades , proporcionam um maior entendimento da memória e dos contextos históricos local , nacional e mundial do clube . No dia 28 de janeiro , uma visita orientada será o primeiro evento de programação associada a esta mostra coletiva , que é a mais recente realização no âmbito na área temática 28 ., espaço / conceito que partilha mais história dentro ou , até mesmo , fora do Museu .
77 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2023