ENTREVISTA ele . Agora tem outro cargo , é diferente , mas sei que tem muitas saudades de estar na baliza . Ele já foi à baliza uma vez num treino em que não tínhamos guardaredes e disse que foi um dos dias mais felizes da vida dele .
Venceram o Benfica , empataram com o Sporting e têm aquela pedra no sapato que foi a derrota em Águas Santas . Como vê até agora o percurso no campeonato e a que objetivos aponta ? A nível nacional , o objetivo é o mesmo de sempre : ganhar . Não há outra forma de pensar no FC Porto que não seja para ganhar . Perdemos pontos na primeira jornada que não contávamos perder , agora temos de olhar para a frente . Empatámos no Sporting , não foi mau de todo , até porque eles têm um treinador que nos conhece bem e que tem as suas manhas .
O jogo com o Sporting gerou muita polémica e o Daymaro esteve envolvido num dos lances capitais da partida , aquela falta atacante que lhe foi marcada nos minutos finais . O que tem a dizer sobre esse encontro ? Trabalhei com o [ Ricardo ] Costa e ele gosta desses truques . A decisão no lance da falta atacante poderia ter sido diferente , mas foi uma jogada inteligente por parte do Kiko . Se calhar eu podia ter feito algo diferente , mas não tive muito tempo . Não quero falar mal da arbitragem , mas há sempre coisas esquisitas contra nós . Não há um jogo grande em que olhe para trás e fique a pensar que foi tudo normal . Houve um exagero claro nos dois minutos , tal como na expulsão do Víctor , mas é o campeonato português e , como dizem , é contra tudo e contra todos .
Já pertenceu a vários plantéis que fizeram o pleno de vitórias no campeonato . Com a atual qualidade do andebol nacional , acha que nos próximos anos
“ NÃO QUERO FALAR MAL DA ARBITRAGEM ,
MAS HÁ SEMPRE COISAS ESQUISITAS CONTRA NÓS . [ NO JOGO COM O SPORTING ] HOUVE UM EXAGERO CLARO NOS DOIS MINUTOS , TAL COMO NA EXPULSÃO DO VICTOR , MAS
É O CAMPEONATO PORTUGUÊS E , COMO DIZEM , É CONTRA TUDO E CONTRA TODOS .”
NOME Daymaro Amador Salina NATURALIDADE Artemisa ( Cuba ) ALTURA 2,00m PESO 101kg
DATA DE NASCIMENTO
1 de setembro de 1987
POSIÇÃO Pivô CAMISOLA 15 CLUBES Artemisa FC Porto TÍTULOS 7x Campeonato Nacional 2x Taça de Portugal 3x Supertaça
ainda será possível consegui-lo ? Acho que sim , ainda que cada vez esteja mais difícil porque o Sporting e o Benfica investem mais a cada ano . Também as equipas de baixo se reforçaram melhor , mas continuo a achar que é possível . Gostava que fosse um campeonato mais competitivo , mais à imagem da Alemanha . Às vezes temos um jogo de menor dimensão e passado dois dias outro de alto nível e é difícil mudar o chip .
Liga dos Campeões , Taça EHF , Europeu , Mundial , Jogos Olímpicos . Disputou tudo . O que falta ? Acho que não falta nada , só ganhar um título muito importante ou uma medalha numa competição de relevo .
Agora tem um filho bebé . Sente mais responsabilidade em campo por isso ou é mais uma motivação ? É uma motivação e uma responsabilidade ao mesmo tempo . Há dias em que passo mal a noite e tento estar ao melhor nível na mesma a treinar , a vida é assim . Há que seguir em frente .
Foram pré-convocados nove jogadores do FC Porto para o Mundial , mais do que de todos os outros clubes . O que é que isto lhe diz ? Já acontece há alguns anos e , neste momento , o FC Porto é a equipa portuguesa que tem os melhores jogadores nacionais , trabalha bem isso . Se fosse como noutros anos , se calhar , em vez de nove , éramos 11 , mas ter esta quantidade de jogadores é um exemplo para as outras equipas .
55 REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2022