HÓQUEI EM PATINS
O LEGADO
“ É difícil pensar nisso ”. Foi desta forma que Roc Pujadas abordou o legado a construir de azul e branco , uma vez que está “ focado no presente ” e no que pode fazer para “ ajudar a equipa ”. No entanto , uma coisa é certa : “ Quero passar muitos anos no FC Porto . Oxalá esses anos tragam muitos êxitos , coletivos e individuais , para que os adeptos me reconheçam como um jogador que tudo deu no rinque para dar vitórias à equipa ”.
“ REPRESENTAR UM CLUBE TÃO GRANDE COMO O FC PORTO É FANTÁSTICO , MAS NUNCA PENSEI TER ESSA OPORTUNIDADE , PRINCIPALMENTE TÃO CEDO NA CARREIRA . FOI UMA ALEGRIA PURA E INEXPLICÁVEL .” que ajudou os portistas a chegar à final que ditaria o primeiro troféu da época para os Dragões . “ Foi o início que todos queríamos , mas , para mim , foi como estar dentro de um sonho . Na minha primeira competição oficial com a camisola do FC Porto , poder erguer um troféu , junto destes grandes jogadores ... Não há palavras ”, admitiu . No campeonato , o “ melhor do mundo ” para o avançado , “ não haverá lugar a facilitismos ”, até porque “ ganhar uma prova assim não é fácil , fazê-lo duas vezes e de forma consecutiva ainda é mais complicado ”. “ Pela maneira que trabalhamos diariamente e sentindo todo o ambiente e cultura de vitórias no balneário , temos todas as condições para podermos celebrar no final da época ”, assegura . Esta temporada também marca o regresso do FC Porto à Liga dos Campeões , competição que os azuis e brancos não vencem desde 1990 . O sentido de obrigação , para Roc Pujadas , não difere do das competições nacionais . “ Queremos vencer tudo . É um objetivo para conquistar , como é o campeonato ou as taças nacionais . No FC Porto não há lugar para ficar em segundo , temos sempre de ambicionar estar à frente de tudo e de todos ”, atira . A importância desta prova para a história do clube já foi passada dos mais experientes para os mais novos e todos estão sintonizados . “ Trabalhamos todos os dias para termos várias razões para celebrar no final da época e sermos campeões europeus é algo que todos temos em mente ”.
OS COMPANHEIROS
Com a pré-época e as primeiras jornadas do campeonato ultrapassadas , é justo pensar que Roc Pujadas já conhece bem os companheiros de equipa . Posto isto , pedimos-lhe que definisse cada colega com uma expressão . As respostas são , no mínimo , interessantes .
Tiago Rodrigues - Tem de aprender a jogar na consola Xavi Malián - Um muro Telmo Pinto - Bondoso Xavi Barroso - Sabe tratar muito bem qualquer pessoa Reinaldo García - O capitão Diogo Barata - Bom companheiro Ezequiel Mena - Excelente pessoa Rafa - Um exemplo Carlo Di Benedetto – Competitivo Gonçalo - Tem de aprender a jogar padel
59 REVISTA DRAGÕES OUTUBRO 2022