Dragões #431 Out 2022 | Page 52

BASQUETEBOL
Como é que olha para os principais adversários do FC Porto na luta pelo título , nomeadamente Benfica e Sporting ? Vai ser um campeonato rasgadinho , sem dúvida nenhuma , até porque os três se reforçaram muito bem . O Benfica fez um investimento gigante , de Liga dos Campeões , além de ter mantido grande parte do plantel da época passada , o que é sempre importante . O Sporting também não mudou muito e agora tem o Pedro Nuno , que é um excelente treinador . Vai ser um campeonato renhido , mas têm de contar connosco porque somos o FC Porto e nunca vamos virar a cara à luta .
As competições europeias podem ter impacto a nível interno ? Eu gosto de jogar e as grandes equipas estão habituadas a jogar de três em três dias ou dia sim , dia não . Acho que , quanto mais jogarmos , mais podemos crescer enquanto equipa . As competições europeias vão fazer-nos crescer e isso dá-nos outra estaleca para as competições internas . Mais do que qualquer outra coisa , acho que disputar as competições europeias só nos torna melhores e mais fortes .
O que é que os adeptos do FC Porto podem esperar da equipa de basquetebol esta época ? Vamos dar tudo o que temos , é esse o nosso papel , mas estamos numa época de transição e é preciso ter paciência e tranquilidade , pois as coisas não se fazem do dia para a noite . O basquetebol é um jogo extremamente tático , mas vamos estar cá sempre para ganhar . Nunca vamos arranjar desculpas para nada . Acima de tudo , aquilo que quero que os adeptos entendam é
que ninguém quer ganhar mais do que nós , atletas . Queremos ganhar , seja a equipa de basquetebol , a de futebol , a de andebol ou a de hóquei em patins . Esta é a nossa vida e estar no FC Porto é lutar
sempre para ganhar , seja onde for
ou qual for o adversário . Quando perdemos , perdemos todos , mas quando ganhamos , ganhamos todos . O clube é sempre mais importante do que qualquer individualidade . Sabemos que os adeptos estão habituados a ganhar , mas essa pressão é boa e nós gostamos dela .
Qual foi a sensação de ser o MVP no primeiro jogo oficial no Dragão Arena após o regresso ao FC Porto ? Aquilo que mais quero é ajudar a equipa a ganhar . É óbvio que fico
contente , mas o mais importante
foi ter ajudado a equipa . Fiquei extremamente feliz por me ter corrido bem o jogo e por termos ganho , até porque tinha o meu filho , a minha mulher e o meu pai na bancada . Só faltaram a minha mãe e o meu irmão , que infelizmente não puderam estar presentes , mas sei que estavam a ver . Acima de tudo , estou feliz por estar no FC Porto e por voltar a ter a minha família e os meus amigos a verem os meus jogos . Ser o MVP não é importante , voltar a jogar com esta camisola é o mais especial de tudo . Espero ficar aqui durante muitos anos .
O Miguel Maria Cardoso é mais fã do basquetebol europeu ou da NBA ? Ou de ambos ? Confesso que gosto mais do basquetebol europeu , sobretudo da Euroliga . Vejo tudo o que é competições europeias , mas NBA nem tanto , não sei se é devido às horas a que passam os jogos em Portugal . Adoro o basquetebol europeu , porque é mais tático e eu adoro coisas mais táticas .
Quais são as suas maiores referências na vida e / ou no basquetebol ?
52
REVISTA DRAGÕES OUTUBRO 2022