MERCADO
Portugal no nome
Porto no coração
Nasceu em Teixeira de Freitas , no estado da Baía , mas o nome já sugeria que o sucesso seria alcançado em terras lusas . O novo 94 portista chegou para brilhar entre os postes e disse estar pronto para corresponder às expectativas de Sérgio Conceição . Se se moldar pelos ideais do ídolo Pepe , não há como dar errado .
TEXTO : PEDRO DINIZ
Samuel Portugal foi o quarto reforço a chegar ao Dragão no mercado de verão , depois de David Carmo , Gabriel Veron e André Franco . O guarda-redes de 28 anos , que se vinculou ao clube até 2027 no último dia da janela de transferências , escolheu o número 94 da “ data de nascimento ” para o maior desafio da carreira . Samuel deu os primeiros toques aos 14 anos numa escolinha local e daí foi para o Junior Team , um clube de empresários para formação de jogadores . O destaque no campeonato paranaense de Sub-17 foi grande e o Coritiba recrutou-o . Aos 21 anos , já no Metropolitano , por empréstimo do “ Cori ”, estreouse como profissional e deu logo nas vistas frente ao Camboriú no campeonato catarinense . A caminhada no país natal viria a ter seguimento na Portuguesa , no EC Água Santa e no Anápolis , sempre com ligação ao Coritiba . A desvinculação só se deu no momento de voar para Portugal , onde chegou para representar os Sub-23 do Portimonense , em janeiro de 2019 . Quatro jogos na segunda metade da época , a que acresceram 21 em 2019 / 20 , levaram os algarvios a apostar no canarinho para defender a baliza da equipa principal na temporada seguinte . Samuel Portugal disputou 76 partidas ao serviço dos alvinegros , tendo deixado a baliza a zeros em 20 . Nas primeiras palavras enquanto jogador portista , o guardaredes afirmou estar “ grato pelo trabalho ter sido reconhecido e por chegar a um grande como o FC Porto ”, um caminho “ bastante difícil ” que culminou com “ mais um objetivo cumprido ” na carreira . Pronto para a exigência do treinador e para ir “ atrás de títulos ”, propôs desde a primeira hora que todos se juntem “ em prol do FC Porto ”. Samuel Portugal , que revelou ser fã de Pepe , garantiu ainda que pretende “ acrescentar ” qualidade ao lote de guarda-redes .
“ Estou muito grato pelo facto de o meu trabalho ter sido reconhecido e por chegar a um grande como o FC Porto . Trabalhei arduamente , focado e determinado , sempre com a consciência de que tudo tinha um propósito .”
“ Gosto muito do Pepe , já joguei contra ele e sou fã dele .”
35 REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2022