Dragões #430 Set 2022 | Page 29

e conquistou o título número um com Ricardo Zamora no banco . Já com Helenio Herrera no comando técnico , a “ Edad de Oro ” teve início com a dupla vitória no campeonato e o sucesso na Taça das Taças . Subjugados pelo poderio do vizinho Real e perante o Bayern de Munique na estreia em finais da Taça dos Campeões , os “ índios ” passaram a ser conhecidos como o clube do “ quase ”. Também por isso Vicente Calderón decidiu apostar no recém-aposentado Luis Aragonés , antigo jogador e , à altura , novato treinador responsável pela maior conquista do palmarés “ colchonero ”: a Taça Intercontinental para que foram convidados após desistência dos bávaros . De então para cá passaram pelo segundo clube de Madrid nomes tão familiares como os de Tomislav Ivić e Paulo Futre , tão estranhos como Raúl González e tão longevos como Diego

02

TOP 5

Simeone . Às cinco temporadas como jogador “ colchonero ” - antes e depois de se cruzar com Sérgio Conceição na Lazio - segue-se uma dúzia no comando técnico , tempo mais do que suficiente para reerguer o Atlético , que chegou a militar no inferno dos escalões inferiores e hoje discute todas as competições olhos nos olhos com qualquer oponente . Nos 12 anos que leva no banco dos de Madrid , Simeone guiou o Atlético à conquista de dois campeonatos , duas Ligas Europa , duas Supertaças Europeias , uma Taça do Rei e uma Supertaça de Espanha . A este nada modesto pecúlio juntam-se duas finais da Champions perdidas diante do eterno rival para lá da hora , infortúnios que tentam ser revertidos ano após ano à custa de um investimento milionário que em nada fica atrás dos adversários de Madrid e Barcelona .
LIGA DOS CAMPEÕES

42 segundos

57 segundos

61 segundos

80 segundos

83 segundos

GOLOS + RÁPIDOS
DECO
1999
CLAYTON
2001
MEDHI
TAREMI 2021
HÉCTOR
HERRERA 2018
BRUNO
ALVES 2009
A 14 de maio de 2000 , a Lazio vencia o campeonato italiano pela segunda vez . Nesta foto , que retrata o momento da consagração e conta com a participação de estrelas como Stanković , Verón , Salas , Mancini , Ravanelli , Nedved ou Fernando Couto , Sérgio Conceição e Diego Simeone , surgem ao centro , lado a lado e a exibir o “ scudetto ”.
Com 225 jogos disputados ao serviço do “ Atleti ” e 118 de brasão abençoado ao peito , Paulo Futre é uma das grandes figuras da história dos dois emblemas . Quatro anos chegaram para que o avançado fosse eternizado no melhor onze de sempre do FC Porto .
29 REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2022