Dragões #429 Ago 2022 | Page 27

SUPERTAÇA
18 dezembro

1981

Uma semana depois dos dois golos de Nené , que pareciam fechar a questão ao final do jogo da Luz , o FC Porto reergueu-se nas Antas e deu a volta por cima numa tarde memorável de Jacques , que virou a discussão do avesso com um hat-trick , ainda que lá pelo meio , ao minuto 58 , Jorge Gomes tenha feito o empate ( 1-1 ), deixando os Dragões em apuros e a dois golos de igualar os números acumulados pelo Benfica nas duas mãos . A resposta não poderia ter sido mais eloquente , porque , em vez de dois , a equipa de Hermann Stessl fez três golos em 14 minutos : os dois últimos de Jacques e mais um de Costa . Foi assim a história da primeira edição oficial da Supertaça , fechada com um agregado favorável de 4-3 .
VENCEDORES DA SUPERTAÇA EM PORTUGAL ( edições oficiais )
FC PORTO 23 SPORTING 9 BENFICA 7 BOAVISTA 2 VITÓRIA SC 1
30 maio

1985

Foi preciso dois meses e quatro jogos para atribuir a Supertaça de 1984 , que deveria abrir a temporada e chegou a andar meio perdida no calendário . Jogou-se apenas na primavera do ano seguinte e não dispensou o recurso a uma finalíssima , depois de o Benfica ganhar na Luz e de o FC Porto retribuir na mesma moeda nas Antas : 1-0 para cada lado . Mas na decisão , na finalíssima , só deu azul e branco . No Porto e em Lisboa . Em casa , Vermelhinho e Gomes , que bisou , fizeram o resultado ( 3-0 ) e na segunda mão , de novo na Luz , só Futre marcou .
14 dezembro

1983

Com Pedroto acamado , a travar uma luta contra o cancro que o venceria passado pouco mais de um ano , António Morais assumiu o lugar sem que o FC Porto fosse capaz de desfazer o nulo nas Antas . Mas na Luz , para onde tudo foi adiado , a narrativa foi outra , mais intensa e com uma remontada à mistura . O Benfica marcou primeiro , pelo dinamarquês Michael Manniche , mas a vantagem “ encarnada ” foi desfeita oito minutos depois , aos 20 , por António Frasco . Já na segunda parte , Vermelhinho fez o golo da reviravolta e o FC Porto saiu com a Supertaça no bolso , inteiramente dedicada a José Maria Pedroto .
27 REVISTA DRAGÕES AGOSTO 2022