ENTREVISTA
volto a dizer que só metemos ali o que queremos . Não dou grande importância a isso .
Apesar de ter sido convocado para a Liga das Nações , acabou por não jogar . Quão cedo espera poder somar a primeira internacionalização ? Quando o selecionador quiser . Estou aqui , estou pronto para agarrar a minha oportunidade e a trabalhar todos os dias . Representar a nossa seleção ao mais alto nível é um objetivo pessoal e estou pronto para isso . O que posso fazer é isso , estar preparado para quando a oportunidade vier .
Vestir a camisola de Portugal é um sonho ? Tenho vários sonhos , um de cada vez , e sinto que podemos ter 45 anos e continuar a sonhar com coisas diferentes . Mas sim , neste momento da minha vida desportiva e profissional é um grande objetivo poder representar a seleção .
O seu primeiro golo pelo FC Porto , contra o Mónaco , foi anulado . Ficou muito chateado ? Deu para ouvir as pessoas gritar o meu nome e sentir o apoio da família portista . Custou-me um bocado , vou admitir , mas prefiro marcar golos quando forem a valer . Acho que também me ajudou muito a lidar com aquele nervosismo de jogar em casa num clube como o FC Porto e de os meus primeiros toques na bola darem logo em golo , mesmo que anulado . Senti muito aquela energia de que vim para o sítio certo .
A escolha do número 4 teve algum motivo especial ? Foi o número que as pessoas do clube me aconselharam e acho que se enquadra perfeitamente num central . É um número de peso em qualquer clube , de responsabilidade , e fico feliz por poder usá-lo .
Na apresentação destacou o “ espírito de equipa ” e a “ união ” do FC Porto . É isso que distingue este clube dos outros ? Sim . Vejo muito nas paredes do Olival essa ideia ser sempre incutida . É exatamente assim que eu penso , estamos aqui todos por um só objetivo e é essa a única maneira que podemos pensar . Levamos um clube no coração , no equipamento , e só temos de dar a vida por ele todos juntos . Se estivermos juntos e o fizermos da melhor maneira , vamos poder ser felizes com as nossas famílias e não há nada melhor do que isso .
O Olival também é uma grande família ? É , sim . Já deu para perceber que seja qual for o emprego ou função das pessoas , estamos todos aqui só para ajudar o FC Porto . É uma grande família , sinto-me muito bem acolhido e sinto-me em casa , mesmo .
Que objetivos , pessoais e coletivos , define para a época que vai começar ? Um objetivo que tenho há já algum tempo é poder fazer uma época regular , com muitos jogos , a participar e a ajudar a equipa . O objetivo coletivo é ir para todos os jogos , seja contra quem for ou em que competição for , entrando sempre para ganhar .
NOME David Mota Veiga Teixeira Carmo NATURALIDADE Aveiro DATA DE NASCIMENTO 19 de julho de 1999 ALTURA 1,96 metros
POSIÇÃO Defesa CAMISOLA 4 CLUBES Beira-Mar Estarreja Benfica Anadia Sanjoanense Braga FC Porto
TÍTULOS 1 Campeonato da Europa Sub-19 1 Taça de Portugal 1 Taça da Liga 1 Supertaça
21 REVISTA DRAGÕES AGOSTO 2022