ENTREVISTA faz realmente muita diferença . Concordo completamente , e também só tenho de concordar [ risos ]. Além de concordar , compreendo e aceito mesmo essa visão , porque também é a minha maneira de pensar .
Sente-se mais confortável a jogar numa linha de três centrais ou numa defesa a quatro ? O meu pai sempre me ensinou que eu sou jogador e o mister é que manda . Tem de haver sempre uma voz de comando , o meu papel no clube passa por cumprir ordens e vou estar sempre disposto a cumpri-las . Não acredito que um jogador só por ter determinadas caraterísticas tenha de jogar em função delas . A principal dificuldade que sinto com o mister Sérgio Conceição é a intensidade e a necessidade de estar o jogo todo completamente em alta , digamos assim . Fico feliz , porque saio da minha zona de conforto e estou a evoluir . Não estou naquela zona de conforto de não procurar mais nem puxar mais por mim . Felizmente estou aqui e tenho de ultrapassar essas dificuldades para me tornar num jogador melhor .
Para quem ainda não o conhece bem , quais são as suas principais qualidades ? O meu trabalho e a minha maneira de ver o futebol é fazer com que as pessoas possam contar comigo para ir à luta . Sou um jogador sempre disposto a ajudar seja de que maneira for . Digo isto em todas as entrevistar que der . Nos treinos dou o máximo para ajudar o meu colega do lado que pode ser opção , no banco apoio os meus colegas do início ao fim e dentro do campo luto pela equipa , pelos nossos objetivos e pelos meus colegas que estão aqui todos os dias comigo a sacrificar muita coisa para sermos todos felizes e podermos festejar com os adeptos no final da temporada . Não há nada mais gratificante do que isso .
Que atributos define como os mais importantes num defesa central ? Por ter tido um crescimento atrasado , houve anos em que não joguei nessa posição . Joguei muitas vezes a lateral esquerdo e médio defensivo e isso ajudoume a ganhar muitas qualidades e vantagens ofensivas para um defesa central , em termos do passe e da maneira de perceber o que o jogo pede . Um defesa é para defender , para dar a vida e sair “ morto ” do campo . É assim que tem de ser . Temos de ser jogadores com que a equipa possa contar durante 90 minutos no campeonato inteiro , porque uma boa defesa garante sempre pontos e títulos .
Ser canhoto é uma vantagem ? Já nasceu assim ? É um facto que há muitos mais jogadores destros , por isso sim . Jogar de pé esquerdo não é tão usual no futebol . Se formos ver 100 equipas , 90 delas terão mais jogadores destros do que esquerdinos , por isso sim , é uma vantagem . Os meus primeiros chutos na bola foram com o pé esquerdo , no basquetebol igual , por isso no desporto uso mais o lado esquerdo .
Como têm sido os primeiros dias no Olival ? A adaptação , como todas , tem sido diferente . São hábitos diferentes , cidades diferentes , caminhos diferentes para o treino . São novas rotinas , mas já deu para perceber que temos um grupo excelente , pessoas excelentes que trabalham no clube e que estão dispostas a
“ Ter vindo para o FC Porto foi o passo certo em relação a outro qualquer passo que poderia ter dado . Por tudo . Pelo clube que é , pelos objetivos que tem , por ser um grande no país onde eu nasci .”
ajudar . Não vou dizer que é fácil , porque nenhuma pré-época o é , mas tem sido normal e o correto , a meu ver . Estou muito feliz por estar aqui , cada vez mais .
Há algum colega que o tenha “ apadrinhado ”? O Diogo Costa . Pela amizade
que já tínhamos , ajudou-me em tudo , não só aqui dentro como lá fora . A procurar casa , a conhecer a cidade , tudo o que possam pensar . Aqui disse-me como funcionam as coisas com o mister , quais as rotinas da equipa , e ajudoume a encaixar melhor .
18 REVISTA DRAGÕES AGOSTO 2022