Dragões #428 Jul 2022 | Page 58

ANDEBOL
“ Temos grandes talentos , comecei com muitos destes jogadores em 2018 , e vê-los crescer a cada ano que passa é fantástico . Sou só um e uma parte da equipa , o foco não deveria estar em mim , mas em todo o plantel . É o trabalho de toda a equipa técnica .”
tomar um novo rumo e todos aqui me ajudaram . O Porto é uma cidade fantástica para se viver e eu e a minha família estamos muito contentes por fazermos parte do FC Porto . Na Suécia sempre vivi sem o oceano e viver com o mar por perto é um privilégio , mesmo que seja o Oceano Atlântico , que é um pouco frio , mas eu também não vou à água se não estiver a 28 ° C . As pessoas são fantásticas e eu continuo a tentar aprender algumas coisas em português , mas é difícil na minha idade aprender uma língua nova .
Planeia ficar por cá durante muitos anos para continuar
a fazer história ? Tenho contrato até 2024 e vou tentar sobreviver até lá [ risos ]. Enquanto o clube estiver contente comigo e eu estiver satisfeito , percebendo que sou útil à equipa , estou aberto a tudo . Gosto muito da minha vida em Portugal , mas já há 21 anos que estou fora da Suécia e às vezes tenho saudades de casa . Neste momento , tenho contrato e vamos ver o que ambas as partes decidem . Agora , não há nada que eu queira mais do que continuar a somar bons resultados aqui .
Depois de alguns anos em que o andebol espanhol e francês estiveram no topo da Europa , esta nova vaga do
andebol nórdico tem mandado , como confirmam os títulos da Suécia e da Dinamarca . Quais são os aspetos mais tipicamente nórdicos que implementa na sua estratégia ? Eles têm uma forma diferente de jogar . O estilo sueco é mais focado no coletivo . Se tiram um jogador do sistema , reformulam tudo . Aprendo muito com os meus jogadores aqui em Portugal e com o andebol internacional . Estamos sempre a aprender . Tudo se baseia muito na qualidade do passe , esse é um aspeto tipicamente escandinavo , que é treinado desde criança . Atualmente , quase todas as equipas no mundo
jogam da mesma forma , mas os detalhes e a qualidade dos jogadores fazem a diferença .
Estando num país em que o futebol é o desporto rei , ganhou o hábito de ir ao estádio ? Às vezes vou ao Estádio do Dragão , mas na maioria dos casos é mais pelo ambiente criado pelos adeptos [ risos ]. Gosto de todos os desportos , mas para mim é muito longo . Seria mais interessante se mudassem o tempo regulamentar para duas partes de 30 minutos e parassem o tempo quando a bola sai . Não podem demorar três minutos para cobrar uma falta .
58 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022