ANDEBOL ainda mais realizado ? Claro . É nosso objetivo todos os anos ganhar todos os jogos da liga , tenho muito orgulho em fazer parte deste clube e de ver os meus jogadores a crescer . Temos grandes talentos , comecei com muitos destes jogadores em 2018 , e vê-los crescer a cada ano que passa é fantástico . Sou só um e uma parte da equipa , o foco não deveria estar em mim , mas em todo o plantel . É o trabalho de toda a equipa técnica . Para a próxima época , queremos continuar a vencer tudo em Portugal . Não tenho medo de perder se dermos o nosso melhor , é esse o caminho para treinarmos e jogarmos bem , para que o nosso comportamento seja o melhor . Temos de começar novamente do zero , focarmonos ainda mais , porque vamos receber muitos jogadores novos .
Em quatro anos no FC Porto , conquistou sete títulos em oito possíveis a nível nacional . Sente que o maior desafio que tem em mãos agora é conquistar algo a nível internacional ? Isso é difícil de prever , porque nós jogamos na Liga dos Campeões e , por isso , não podemos ganhar a Taça EHF ou outra competição europeia . Sonhamos com a presença na “ final four ”, mas sabemos que é muito difícil . Se tivermos um pouco de sorte isso pode acontecer . Há imensas equipas incríveis , por isso podemos jogar um andebol de elevada qualidade e não passarmos . Há muita tradição de andebol no FC Porto , mas no andebol internacional a história é outra . Temos de continuar ao mais alto nível durante muitos anos para podermos ganhar a Liga dos Campeões . Se olharmos , por outro lado , para o PSG , que gastou cerca de 20 milhões de euros , sabemos que isso nunca vai acontecer aqui . Temos de ser inteligentes , continuar o nosso trabalho árduo , sendo sempre realistas .
Para a próxima época já foram apresentados quatro reforços . O que podem acrescentar à equipa ? Antes de mais , são todos jovens e estão muito motivados , que é o mais importante para mim . Claro que temos de ter paciência , porque aqui joga-se um estilo diferente de andebol em relação à Escandinávia , menos físico . Vêm quatro jogadores
sedentos , que querem mostrar a toda a gente que nos podem ajudar e que têm experiência internacional , principalmente o Læsø , que disputou a Liga dos Campeões . Temos três escandinavos que conheço muito bem , um pivô muito bom que jogou na liga alemã e no plano internacional durante muitos anos , mas para nós não interessa apenas que sejam bons jogadores . Interessa-nos também o comportamento , a vontade que demonstram em ganhar .
Há também vários jovens que renovaram por alguns anos . Esta é a renovação natural do plantel em busca de novos talentos ? Qual é o plano para eles ?
É difícil para os jovens jogarem numa equipa de topo como a nossa . Se fôssemos uma outra equipa qualquer , podíamos dar-lhes mais minutos , mas competimos na Liga dos Campeões e temos de defrontar os grandes nomes . Eles são o futuro do FC Porto e são grandes talentos . Se calhar , precisam de alguns anos a jogar noutros clubes para depois voltarem para cá . Acho que é importante dar-lhes mais experiência , que joguem mais minutos e , neste momento , não lhes conseguimos dar esse tempo de jogo . Nestas idades , é importante para eles jogar muito tempo e é bom
“ Desde que cheguei , em 2018 , a seleção conseguiu estar em Europeus , Jogos Olímpicos e Mundiais , conseguimos bater-nos com equipas como o Barcelona e o Kielce , tudo mudou muito rápido .”
para alguns jogadores crescer noutros clubes para voltarmos a contar com eles quando tiverem mais experiência .
Os adeptos têm-se mostrado entusiasmados com o que aparenta ser o desenho do plantel para a época que se avizinha . Haverá qualidade e profundidade para fazer melhor do que noutros anos ? É muito difícil dizer se este plantel vai ou não ser melhor do que os outros , só no final se pode comparar , mas estamos muito contentes com estas contratações . Temos jogadores na flor da idade já com alguma experiência .
A nível nacional , o objetivo é alcançar o triplete que fugiu este ano ? O nosso objetivo é ganhar tudo em Portugal . Não será fácil , porque , tal como nós , o Benfica e o Sporting também melhoraram nos últimos anos . A cada ano será mais difícil , acho que este será o mais complicado , porque há muitos jogos , muitas competições e jogamos de três em três dias .
Há novas regras para a época que se avizinha . Concorda com a obrigação de apenas poder haver quatro passes no jogo passivo , tendo a equipa de rematar à quarta ação ? Concordo . Muitas vezes vemos equipas a tentar enrolar o jogo e assim podemos torná-lo mais rápido .
Disse , após o jogo contra o Benfica em casa , que nem precisava de ter sete jogadores em campo , porque os adeptos eram esse sétimo jogador . Sente-se muito acarinhado pelos portistas ? Sinto . É fantástico disputar jogos desses . Percebo que muitos adeptos vêm só porque são do FC Porto , mas jogar clássicos ou a Liga dos Campeões é espetacular . Com estes adeptos connosco nunca perdemos . É incrível para os jogadores ter os adeptos no pavilhão .
Apesar de já estar cá há alguns anos , é sempre difícil adaptar-se a um ambiente completamente diferente . Sente-se entrosado e feliz no FC Porto e na cidade do Porto ? Foi muito difícil tomar a decisão de vir para Portugal , porque estava na Alemanha , onde joguei muitos anos , e tinha a facilidade de o alemão ser a minha segunda língua . No entanto , tinha que
56 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022