Dragões #428 Jul 2022 | Page 54

ANDEBOL
para nós . Perdemos dois grandes jogadores , mas recebemos outros também de grande valia . Nessa altura , não tínhamos muito tempo de treino juntos , o que era importante , e conquistar o primeiro título foi importante para a nossa confiança . Foi bom saber que conseguíamos jogar sem aqueles jogadores e foi um título ganho . Somos o FC Porto e não queremos dar nenhum título a ninguém . Temos o objetivo de ganhar tudo em Portugal , isso é importante para nós .
A maior parte do campeonato foi jogado em simultâneo com a Liga dos Campeões , dando a ideia de que os jogos nacionais contra equipas inferiores serviam de treino para os jogos europeus . Como foi gerido esse desgaste , ainda por cima com viagens ? É complicado jogar na nossa liga , porque muitas equipas não são fortes como nós . os jogadores nas seleções , que também se cansam e viajam lá , é muito difícil . Os jogos do campeonato também são muito importantes para nós , fazemnos crescer e temos o Sporting e o Benfica , que jogam nas competições europeias . Desde que cheguei , em 2018 , a seleção conseguiu estar em Europeus , Jogos Olímpicos e Mundiais , conseguimos bater-nos com equipas como o Barcelona e o Kielce , tudo mudou muito rápido .
Concorda que as diferenças entre o andebol português e o internacional estão cada vez mais estreitadas e sentese uma peça fundamental nessa evolução ? Claro , estou muito orgulhoso por ser uma parte importante desse processo . Temos bons jogadores em Portugal . A chave para nós , FC Porto , foi o jogo com o Magdeburgo . Vencer uma das melhores equipas do
“ Somos o FC Porto e não queremos dar nenhum título a ninguém . Temos o objetivo de ganhar tudo em Portugal , isso é importante para nós .”
Muitas vezes apelo ao foco e à concentração , porque sabemos que somos muito melhores que o adversário . Temos de ser profissionais e , este ano , apesar de termos ganho facilmente , não fomos suficientemente bons . Jogar a nível nacional ou internacional é muito diferente , são duas formas diferentes de jogar andebol . O estilo de jogo internacional é mais físico , há jogadores mais altos , enquanto em Portugal , se jogarmos com a mesma agressividade que temos nos jogos europeus , terminamos sem jogadores em campo , todos excluídos com dois minutos . Temos de perceber que não conseguimos mudar isso e aceitar que , com tantos jogos e viagens , e mesmo com
mundo mudou a confiança dos nossos jogadores e temos vários jogadores na seleção nacional que levam essa confiança para lá e mudam o estigma . Será interessante ver o que pode acontecer nos próximos anos . Não devemos pensar em ganhar os Jogos Olímpicos ou Mundiais , mas nós conseguimos , num dia bom , vencer qualquer equipa europeia . Estou muito orgulhoso dos meus jogadores , do andebol português e , apesar de ser sueco , sinto-me meio português , tirando a parte da língua .
A 13 .ª jornada ficou marcada pela derrota em casa do Benfica , um jogo que encerrou uma série de 84 partidas sem perder nas competições
nacionais . Como geriu a situação com os jogadores ? Não preciso de gerir nada , porque os meus jogadores são muito profissionais . Claro que não ficámos contentes por perder com o Benfica , mas são coisas que acontecem e não tenho medo de perder um jogo se dermos o nosso melhor . Nesse jogo , não fomos suficientemente bons , falhámos muito na primeira parte , fiquei um pouco desapontado por isso . Perder , por vezes , pode ser bom também para perceber que é assim o desporto . Esse recorde é
mais para a imprensa , não penso nisso . No final fiquei triste por perder , mas não por ser o fim de uma série . Fraquejámos um pouco no confronto individual e no dois contra dois defensivo .
O dia 7 de maio ficou gravado na história do clube . Enquanto a equipa de futebol se sagrava campeã nacional num lado da segunda circular , em Lisboa , vocês , do outro , ganhavam ao Sporting no último segundo e punham uma mão na taça . Como viveram esse dia ? Esse jogo era muito importante .
54 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022