BILHAR
“ Lutámos , acreditámos e ganhámos ”. Por sua vez , os atletas falaram num momento “ incrível ”, de enorme “ felicidade ”, em que ficou bem patente o espírito de equipa e a qualidade de Rui Manuel Costa , “ o grande Dragão ” que todos quiseram destacar . Nem 24 horas depois , as três conquistas do ano bilharístico foram entregues ao Museu FC Porto . Lado a lado com os heróis de mais uma vitória internacional e com os troféus da
Taça da Europa , do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal , Pinto da Costa elogiou a “ qualidade ”, a “ categoria ” e , “ sobretudo ”, a “ grande crença ” do quarteto vencedor . Desejoso de que “ possam engrandecer e aumentar ” ainda mais o espólio daquela galeria , o presidente dos Dragões saudou Alípio Jorge , “ o grande obreiro ” das vitórias da secção “ desde há muitos anos ” e não se esqueceu daqueles a quem esses triunfos
mais custam : “ Ontem estava a ver uma televisão à espera da notícia e vi 20 vezes um feito fantástico , que um clube tinha ganho a Taça de Portugal de hóquei em patins feminino , e não vi uma única referência ao clube português que ganhou a Taça dos Campeões Europeus ”. Tal facto só “ mostra a raiva que têm quando o FC Porto consegue grandes feitos como foi a conquista do Campeonato Europeu de bilhar às três tabelas ”, concluiu o mais titulado dirigente da história do desporto .
JORGE NUNO PINTO DA COSTA
“ Foi realmente emocionante . Acho que podíamos ter ganho sem os penáltis . A última bola do Jaspers foi incrível , passou rente e não tocou , mas acho que assim soube melhor . Foi mais emotivo , demonstrou a nossa superioridade e foram todos fantásticos . Esta é uma vitória muito importante , fruto de um trabalho muito grande , mesmo durante a pandemia . Nunca perderam o entusiasmo nem a vontade de treinar . Foi uma época em cheio : o Daniel Sanchéz foi Campeão da Europa , vencemos a Taça da Europa de Clubes contra este fortíssimo adversário turco , que é , juntamente connosco , uma das duas melhores equipas da Europa . Neste momento envolvo todos num grande abraço , em particular o sr . Alípio Jorge que conseguiu fazer com que o FC Porto se sagrasse Campeão Europeu pela segunda vez . Quero dar os parabéns a todos e fico muito feliz por ver este entusiasmo de todos .”
ALÍPIO JORGE FERNANDES
“ As emoções estão ao rubro . Ainda estamos no princípio do rescaldo de tudo isto e iremos digerir convenientemente . O que aconteceu foi desporto e foi FC Porto . Desporto , porque teve incerteza até ao fim . Pendeu para o nosso lado , mas poderia ter pendido para o do adversário , que tem tanta valia como nós . Lutámos , acreditámos e ganhámos .”
50 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022