CLUBE
“ Os paladinos do entendimento entre os clubes não aceitam que dois presidentes se conheçam há muitos anos e criaram uma guerra que fez com que o Rui Costa nem sequer olhasse para mim quando fomos à Luz . Ele sabe que se me cumprimentasse ia levar pancada por me ter cumprimentado .”
Jorge Nuno Pinto da Costa
Crítico da postura do Governo junto dos clubes , o mais longevo dos presidentes fez questão de recordar a “ grande desvantagem ” fiscal dos emblemas portugueses em relação aos estrangeiros e de apontar o dedo às sucessivas injeções de capital na transportadora aérea de Lisboa . É precisamente na capital que vive muita gente a sofrer de um complexo de inferioridade para com o homólogo da Invicta . Se Rui Costa o tivesse cumprimentado na Luz , o dirigente portista garante que este “ ia levar pancada ”. Do outro lado da Segunda Circular a situação é outra , tratando-se , portanto , de “ uma questão de educação ” que não o preocupa . “ Ficava triste era se chegasse a casa e a minha cadela não me cumprimentasse ”, atira o dono de um currículo com 66 títulos só no futebol . Nem só de conquistas se faz uma
“ Quanto às aquisições que vêm aí , já se sabe : as do FC Porto são todas fracas e qualquer indivíduo que chegue para os outros clubes tem as televisões à espera dele no aeroporto .”
Jorge Nuno Pinto da Costa
instituição desportiva , ainda que esta se chame FC Porto . Decidido a colmatar uma necessidade premente e a cumprir mais uma promessa , Jorge Nuno Pinto da Costa mantém a “ esperança ” de que “ quando terminar o mandato em maio de 2024 ” a obra da Cidade Desportiva já “ estará pronta ou em fase muito adiantada ”. De resto , “ em termos de projeto ”, essa é a atual “ obsessão ” da equipa diretiva que o acompanha . A fechar uma abrangente conversa em pleno arquipélago , o líder máximo azul e branco confessa já ter “ saudades dos jogos ” e aponta à vitória na Supertaça mesmo sabendo melhor do que ninguém que “ não há vencedores antecipados ”. A três semanas do embate com o Tondela em Aveiro , Pinto da Costa mostrou-se “ tranquilo ”, pois Sérgio Conceição “ não permite que essa mentalidade ” tão caraterística dos rivais “ se instale no espírito dos jogadores ”. Nas palavras do homem que já ganhou tudo o que havia para ganhar , falta dedicar um triunfo “ aos adeptos na Madeira ” responsáveis por uma confraternização que o “ sensibilizou imenso ” e o deixa desejoso de “ que os portistas possam ter uma grande alegria ”. Desde 1982 têm sido muitas … Afinal , são 40 anos disto .
46 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022