Dragões #428 Jul 2022 | Page 33

GUARDA FACTOS

NA LIGA

Diogo Costa foi apenas o segundo português a ser distinguido como o melhor guarda-redes da época e o quarto entre Dragões depois de Helton , Casillas e Marchesín .
Tal como Mehdi , Pepe já é um “ habitué ”, somando por isso a terceira eleição consecutiva e continuando a formar dupla no centro da melhor defesa com Mbemba , o mais utilizado dos jogadores de campo .
À frente surgem Vitinha , dínamo do meio-campo titular nas últimas 22 rondas da prova , e Otávio , o todo-terreno que se distingue tanto pelos duelos ganhos como pelo número de passes decisivos .
VITINHA 30 jogos 2.262 minutos 2 golos 3 assistências
45 passes-chave 3x MVP
OTÁVIO
32 jogos 2.859 minutos 3 golos 12 assistências 70 passes-chave 231 duelos ganhos 4x MVP
MEHDI TAREMI 32 jogos 2.613 minutos 20 golos 13 assistências 80 remates 50 passes-chave 5x MVP
A fechar , não podia faltar o jogador mais influente do campeonato : 20 golos e 13 assistências fizeram de Taremi o segundo melhor marcador e o terceiro no capítulo das assistências .
JOGADOR JOVEM DO ANO Vitinha , Otávio ou Mehdi Taremi . Qualquer um deles poderia ter sido o MVP da Liga , o que não chegou a acontecer . Já depois de confirmada a transferência para o PSG , o primeiro e mais novo do trio foi distinguido como o Melhor Jogador Jovem do Ano . Para a Liga Portugal , “ Vitinha pegou na batuta e comandou a orquestra dos Dragões ”, sendo também essa a opinião dos treinadores e capitães . Titular nas últimas 22 jornadas da Liga , o centrocampista de 22 anos , natural de Faro , mas cedo radicado em Santo Tirso , chegou-se à frente para assumir e transformar o jogo portista .
Pedro Porro , Matheus Reis e Matheus Nunes ( Sporting ), Ricardo Horta ( Braga ) e Darwin Nuñez ( Benfica ) completam o melhor onze da Liga em 2021 / 22 .
33 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022