Dragões #428 Jul 2022 | Page 21

TEMA DE CAPA

2

O FC Porto poderia ter-se perdido na pista depois da expulsão absurda de Carlo Di Benedetto na segunda mão da final da Taça Intercontinental . O cartão vermelho foi disparatado , a importância do jogo era enorme e o Sporting jogava em casa . Só que , um pouco mais adiante , Reinaldo García receberia a bola junto à tabela perante um adversário em vantagem numérica e arrancou em direção ao golo . Aí , todo o mundo do hóquei percebeu que o troféu já não iria fugir . O capitão passou por dois opositores antes de enganar o guarda-redes , fazendo , na altura , o 3-2 na partida . No final , “ Nalo ” foi o primeiro a erguer o troféu , o 20 .º dos 22 que já conquistou com o FC Porto .

3

Na terceira temporada nos Dragões , Xavi Malián , um dos melhores guarda-redes do mundo , voltou a demonstrar qualidade entre os postes e a segurar a equipa quando ela mais precisava . O internacional espanhol foi uma das figuras dos azuis e brancos em toda a temporada , tendo sido um dos destaques em várias jornadas do campeonato e nas partidas da final . Esta defesa , a um livre direto de Pablo Álvarez numa altura crucial do quinto e decisivo jogo , provou mais uma vez a qualidade de Malián , um dos mais efusivos nos festejos do título .

4

É impossível falar de uma temporada soberba passando ao lado da vitória na Taça Intercontinental e da forma peculiar como o troféu foi confiado ao Museu . Nos festejos , o troféu ficou sem uma das asas ou , como Jorge Nuno Pinto da Costa afirmou no momento da entrega , “ sem uma orelha ”. Esta foi das fotografias mais lembradas pelos adeptos , com Xavi Barroso a preferir dar ênfase à orelha e a simular ter a totalidade do troféu nas mãos . Quem não o conhece , esta é a personalidade do espanhol : animado fora do rinque , feroz a patinar . O espanhol completou o triplete numa época em que igualou o melhor registo da carreira , com 19 golos apontados , e foi um dos jogadores em maior evidência na final do play-off .
21 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022