Dragões #427 Jun 2022 | Page 5

O brasileiro Dorival Yustrich foi o primeiro treinador do FC Porto a ganhar a Liga e a Taça de Portugal na mesma temporada
O guarda-redes Mlynarczyk foi herói improvável no Bessa
Jardel fez sete golos no jogo dos 16 avos de final , frente ao Juventude de Évora
GUARDA FACTOS
Dobram mas não quebram
Dois presidentes , oito treinadores , alguns heróis improváveis e múltiplos goleadores . De Hernâni a Taremi , do Jamor a Coimbra e de Coimbra ao Jamor , reconstituímos a história de nove dobradinhas em que só há lugar para um técnico repetente . Em menos de dois anos , Sérgio Conceição juntou a Taça de Portugal à Liga por duas vezes , abrilhantando uma narrativa em que também sobra espaço para Mlynarczyk e Baía vestirem a pele de protagonistas .
TEXTO : ALBERTO BARBOSA
GUARDA FACTOS
27 DE MAIO DE 1956 FC PORTO-TORREENSE , 2-0 Treinador : Dorival Yustrich Presidente : Cesário Bonito
Sessenta e três anos antes de ganhar dimensão europeia no calendário de qualquer portista que se preze , o dia 27 de maio trouxe a primeira vitória na Taça de Portugal e , com ela , a primeira dobradinha . No Jamor , com dois golos de Hernâni , o FC Porto de Dorival Yustrich derrotou o Torreense , que tinha eliminado o Belenenses e o Sporting , e fechou um percurso iniciado no Estádio das Antas com uma goleada histórica sobre o Portimonense ( 13-1 ) num jogo com sete golos de Teixeira e quatro de Jaburu . Académica e Leões de Santarém foram os
FICHA TÉCNICA
Proprietário e editor Futebol Clube do Porto Estádio do Dragão , Entrada Poente , Piso 3 4350-415 Porto
adversários e as vítimas que se seguiram
antes de o Marítimo cair na meia-final ,

32

Com 80 centímetros desde a base até ao topo , mais sete do que o troféu da Liga dos Campeões , a taça com que a Liga Portugal distingue o campeão nacional desde 2011 é o maior dos 81 troféus conquistados pelo FC Porto em 100 anos de competições nacionais e internacionais . Não é , no entanto , o mais pesado , ganhando por 500 gramas ao da Champions , mas perdendo por cinco quilos para o da Liga Europa , que do suporte de mármore ao alto octogonal de prata atinge os 15 kg . De design e produção 100 % nacional , glorifica o vencedor num projeto de ouro e prata enriquecido com a inscrição do poema “ Se me vem tanta glória só de olhar-te ”, de Luís Vaz de Camões .
O troféu original , uma “ joia de prata e madeira ” que a Federação guarda em Lisboa , atinge um metro de altura e os 15 quilos de peso , mas os vencedores da Taça de Portugal trazem para casa uma réplica com pouco mais da metade do tamanho ( 58 centímetros ) e cerca de um décimo do peso do modelo primitivo ( 1,605 kg ), que remonta aos tempos do Campeonato de Portugal , competição que os
Dragões ganharam por quatro vezes . Num e noutro caso , repetemse motivos da época dos Descobrimentos e símbolos da nacionalidade , como as cinco quinas , a esfera armilar e a cruz de Cristo .
16 DE JUNHO DE 1988 FC PORTO-VITÓRIA DE GUIMARÃES , 1-0 Treinador : Tomislav Ivic Presidente : Pinto da Costa
Campeão nacional , campeão mundial e vencedor da Supertaça Europeia , o FC Porto de Tomislav Ivic somou o quarto troféu da época no Jamor , onde venceu o Vitória de Guimarães com Jaime Magalhães a marcar o único golo da final que garantiu aos Dragões a sexta Taça de Portugal . Ao longo do percurso em que afastou , entre outros , Boavista e Benfica , foi o guarda-redes Mlynarczyk quem desempenhou o papel de herói improvável no Bessa , onde transformou o quinto penálti dos azuis e bancos antes de defender o quinto dos axadrezados e apurar a equipa para as meias-finais depois de mais de quatro horas de futebol na soma das duas mãos .
disputada no Estádio Pina Manique , em Lisboa . Marcou Hernâni , para não variar .
24 DE MAIO DE 1998 FC PORTO-SC BRAGA , 3-1 Treinador : António Oliveira Presidente : Pinto da Costa
A história da nona Taça de Portugal conquistada pelo FC Porto em ano de tetracampeonato ficaria incompleta sem uma referência aos sete golos apontados por Mário Jardel no jogo dos 16 avos de final , frente ao Juventude de Évora , e outra ao surpreendente pontapé de bicicleta com que Artur fechou as contas no Jamor . Com Sérgio Conceição em campo , a vitória por 3-1 sobre o Sporting de Braga fez ainda de António Oliveira o primeiro treinador português a conseguir a dobradinha para os azuis e brancos .
NIPC 501122834
Administrador Alípio Jorge Fernandes
Diretor Francisco J . Marques
Diretor adjunto Alberto Barbosa
DOBRAM MAS NÃO QUEBRAM
De Hernâni a Taremi , reconstituímos a história de nove dobradinhas em que só há lugar para um treinador repetente , mesmo sobrando espaço para goleadores e outros heróis improváveis .

64

ANDEBOL
Deveria ser tetra , mas é “ apenas ” tri . Depois de 29 vitórias em 30 jogos , a nossa equipa de andebol voltou a conquistar o título , com Magnus Andersson a somar o sétimo troféu desde que chegou ao Dragão Arena .

36

OS CINCO MAGNÍFICOS
Com a vitória na Taça de Portugal , Sérgio Conceição somou o sétimo troféu , marca que o deixa a apenas um título dos oito de Artur Jorge . Pedroto , Mourinho e Jesualdo completam a lista dos cinco magníficos .
Corpo redatorial Bruno Leite Diogo Faria Manuel T . Pérez Pedro Diniz Sérgio Velhote
Redação Dragão Arena Via Futebol Clube do Porto 4350-450 Porto
Multimédia Fábio Silva Hugo Matos
Design Gráfico Diogo Oliveira
Fotografia Arquivo do FC Porto Adoptarfama
Impressão Etiquel Rua da Argila , 407 4445-416 Alfena
Publicidade PortoComercial Estádio do Dragão , Entrada Nascente , Piso 3 4350-415 Porto Telefone : 225 083 300
Assistente de Redação Eduardo Silva
Assinaturas PortoComercial Linha Dragão ( 707 28 1893 )
Loja do Associado do Estádio do Dragão E-mail : revista . dragoes @ fcporto . pt
Tiragem 1800 exemplares
N .º Registo ERC 110847
N .º Depósito Legal 41977
05 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2022
Estatuto editorial em www . fcporto . pt / pt / corporate / media