Dragões #427 Jun 2022 | Page 19

ENTREVISTA
último jogo . Batemos recordes de vitórias , seguimos o que o nosso treinador nos tinha pedido na época anterior e fomos a melhor defesa . Com todo o respeito , não é normal o FC Porto sofrer três golos em casa de um adversário . Não estivemos bem nesse jogo e tivemos de ser mais competitivos . Este ano já o conseguimos .
No primeiro dia da nova temporada Fábio Cardoso foi anunciado como reforço . O futuro do FC Porto passa por ele ? Acho que sim . Passa por ele e por outros . É um jogador que demonstrou qualidade , já provou que está adaptado ao clube e conhece o futebol português . Acredito que esteja bem encaminhado .
Pepê também se juntou ao grupo na mesma altura . É um digno sucessor do Luís Díaz ? Não há sucessores . O Pepê tem de continuar a trabalhar como tem feito , e esse trabalho tem sido muito bom . Desde o dia em que ele chegou percebemos que ele tinha muita qualidade . Muita , muita , muita qualidade . E sabíamos que , mais tarde ou mais cedo , o Pepê ia explodir . Tanto é que saiu o Luis Díaz e entrou o Pepê , que deu à equipa outras caraterísticas que o Díaz não tinha . Com a qualidade que todos lhe reconhecemos , o Luis Díaz era um jogador mais vertical , mais ofensivo ; o Pepê é mais versátil , recua para defesa direito se for caso disso , joga bem por dentro e entrelinhas . O grande mérito aqui é do nosso treinador , que soube explorálo e perceber o que a equipa precisava naquele momento .
Se na Liga dos Campeões caíram de pé frente a três tubarões , na Liga Europa não foi bem assim . Como se explica a eliminação às mãos do Lyon ? Foi muito difícil para nós , mas estávamos num ponto crucial da época . O nosso objetivo principal é sermos campeões nacionais . Tínhamos equipa para ir mais longe na Liga Europa ? Tínhamos , obviamente que sim . Mas são muitos jogos num calendário de três em três dias . Olhando para trás , poderíamos ter feito diferente ? Sim . Só que , se arriscássemos mais na Liga Europa , poderíamos ter pedido o campeonato e a Taça de Portugal . No ano anterior tínhamos estado muito bem na Liga dos Campeões , ganhámos ao Chelsea , que foi campeão europeu , e depois perdemos o título . A eliminação em Lyon foi dolorosa , mas deu-nos tempo para focarmos ainda mais no campeonato e na Taça de Portugal .
Assim foi . Bateram o recorde de pontos e juntaram a Taça de Portugal à conquista do título . Na sua opinião , por que é que esta época correu tão bem ? Foi devido ao foco que sempre tivemos . Nunca o perdemos , desde o primeiro dia da prétemporada até ao último . Independentemente de quem jogasse , o importante era lutarmos pelos três pontos e pelo nosso clube . Foi isso que aconteceu . Não é o A , o B ou o C que são importantes . Todos os jogadores do plantel são importantes . Cada vez mais . Este ano provou isso . O Diogo Costa no ano passado não jogou , neste jogou e correspondeu . O Chancel , em fim de contrato , jogou e correspondeu . O Fábio Vieira , o Vitinha , o João Mário fora da posição dele , a jogar como lateral … Deram todos o melhor em prol da equipa e corresponderam . Tivemos algumas lesões durante a época , mas hoje já não há jogadores
19 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2022