foi a chegada de Mourinho para travar esse ciclo ? Foi uma contratação muito acertada do Real Madrid . Se não me engano , ganhámos a Taça do Rei com ele e , a partir daí , criouse uma equipa muito competitiva e solidária . Ganhámos uma Liga Espanhola também e foi aí que o Real Madrid tornou a ser o que era . Um clube competitivo , ganhador e que voltou aos êxitos .
Depois veio Ancelotti e a primeira Champions . O Estádio da Luz , onde se jogou a final , é um talismã para si ? [ risos ] Esse título é bastante importante para mim , apesar de não ter jogado a final . Joguei , salvo erro , todos os jogos da Champions menos a final , porque me lesionei na última jornada do campeonato contra o Valladolid .
|
Cheguei apto a esse jogo , mas só tinha feito um treino e , falando com o treinador , que penso que até escreveu isso na sua biografia , disse-lhe que o mais importante para mim era ganhar . Graças a Deus ganhámos esse título aqui em Portugal , no Estádio da Luz , e a décima foi muito importante para dar estabilidade ao clube . Quando me contrataram foi para poderem ganhar a décima , porque o Real Madrid tinha ido buscar muitos outros centrais e nunca tinha conseguido . Para mim foi muito importante termos ganho a décima e está visto que isso foi o quebrar de um bloqueio e que o Real Madrid lhe deu continuidade nos anos seguintes .
No Euro 2016 foi distinguido como o MVP da final contra a França , mas o título de
|
melhor jogador do torneio sorriu ao Griezmann . Sentiu-se injustiçado ? Não me senti injustiçado , porque trabalho para ganhar títulos . O título de campeão da Europa foi muito importante para mim . Foi o primeiro título da seleção de Portugal , um motivo de enorme orgulho para mim e para a minha família . O que me interessava era ser campeão europeu . Fiquei feliz por um defesa ter sido escolhido como o melhor jogador em campo numa final , mas o importante foi fechar o meu trajeto nesse Euro com um título espetacular .
Com 34 anos e três Champions rumou ao Besiktas . O que motivou essa mudança ? Foi o desafio . Já estava há dez anos no Real Madrid e queria
|
voltar a sentir o futebol de raiz , aquela paixão … Tinha ganho praticamente tudo e queria sentir essa forma como os adeptos turcos vivem o futebol . Quando fui jogar à Turquia pelo Real Madrid senti o ambiente dos estádios e queria voltar a fazêlo . Surgiram outras propostas além dessa , mas naquele momento queria voltar a sentir aquela paixão pelo futebol e por isso escolhi a Turquia .
Custou-lhe regressar ao Porto na pele de adversário ? Foi muito difícil . Lembro-me de ter falado com o Quaresma e de ter pensado como é que iria ser . Dissemos que tínhamos de ser profissionais , apesar daquilo que sentimos pelo FC Porto . Sendo profissionais , as pessoas reconhecem
|