Dragões #426 Mai 2022 | Page 49

ANDEBOL
“ Se formos com tudo , vamos ter hipóteses de lutar com qualquer equipa e esse jogo [ contra o Magdeburgo ] representou um clique mental que despertou esta equipa e começámos a ter resultados espetaculares . Temos ganho a grandes equipas e isso motiva-nos para darmos tudo a cada jogo .”
equipas e isso motiva-nos para darmos tudo a cada jogo .
O resultado frente ao Aalborg , nos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2020 / 21 deu alento para o futuro na Europa ? Na altura não se esperava que o Aalborg fosse tão longe , mas a verdade é que eles fizeram um percurso incrível e merecido até à final . Depois dessa eliminatória , tive vários amigos a dizer-me : “ Ah , se tivessem ganho por mais um golo …”. Eu até lhes disse que não é assim tão literal , mas a verdade é que temos de encarar isso como a possibilidade de chegarmos cada vez mais longe . Eu , que já ando nisto há muitos anos , noto diferença na forma como entramos para o aquecimento , mesmo para o balneário . Antes , se calhar , dizíamos : “ É o Barcelona , vamos tentar não perder por 10 ”, enquanto hoje comentamos : “ É o Barcelona , vamos com tudo ”. Saímos de um jogo com o Barcelona ou com o Veszprém fora chateados porque não ganhámos e com a consciência de que poderíamos ter vencido .
Nessa época voltaram a brilhar e a conquistar nova dobradinha . Foi aí que perceberam que a competição a nível nacional não é só um objetivo , mas sim uma “ obrigação ”? Estando no FC Porto , o nosso objetivo é ganhar todos os títulos , principalmente em Portugal . Isso é a nossa obrigação e não nos podemos desleixar ,
porque o que os outros clubes querem é ganhar-nos . Nessa época , vínhamos indignados , porque a temporada anterior tinha acabado a meio e não nos tinham atribuído o título , apesar de o merecermos por termos terminado a fase regular em primeiro sem derrotas , e quisemos mostrar novamente que éramos superiores .
Em junho do ano passado , renovou até 2024 , dizendo que aqui se sentia em casa . Como foi esse momento ? Foi incrível , um reconhecimento do que tenho vindo a fazer . Algumas pessoas podem olhar só para os golos , mas isto dá-me confiança de que o meu trabalho está a ser bem feito e valorizado . É difícil pedir melhor do que estar neste clube , que tem estado em grande plano em Portugal e na Europa .
O que tem de tão especial o FC Porto que o faz sentir tão confortável ? As pessoas que trabalham e que fazem com que o andebol esteja num alto nível têm muito carinho por nós e mostram o quanto nos valorizam . Os adeptos são incríveis e temos uma ligação espetacular com eles . Já aprendi a não me sentir demasiado confortável , porque é com trabalho que nos dão valor .
Houve algumas mudanças no início da época e os novos atletas tiveram de
se adaptar . Ainda assim , chegaram novamente aos “ oitavos ” da Champions , estão na luta pelo campeonato e na “ final four ” da Taça . O sentimento e a confiança são os mesmos ? Como está a ser para si esta temporada ? No início , saíram jogadores como o André Gomes e o Miguel Martins , que eram importantíssimos na equipa , mas fizemos contratações que nos vieram ajudar e muito . Faz parte do desporto , sabemos que em qualquer ano podemos perder um jogador importante , porque o que estamos a fazer é valorizado , é porque damos nas vistas . O FC Porto tem feito um belíssimo trabalho para tentar colmatar as saídas e para nos mantermos neste nível alto . Sinto-me bem , melhor do que nunca , e estou cá para ajudar a equipa .
A nível nacional , foi quebrado o período de 84 jogos sem perder no campeonato no jogo contra o Benfica . Como reagiram a esse resultado e qual foi a importância que lhe deram ? Não acabou o mundo , não passámos a ser os piores por isso . O Benfica reforçou-se muito bem este ano e até tinha sido surpreendente terem perdido dois jogos . O objetivo das outras equipas é ganhar ao FC Porto e eles conseguiram arranjar uma tática com dois pivôs que nos deixou um pouco desprotegidos e que não conseguimos anular . Em casa , vamos entrar com tudo , até porque foram eles
que nos deram cabo desta série . Temos de estar sempre alerta e entrar para ganhar .
Quais são os objetivos para o que resta desta época ? Os objetivos passam por ganhar o campeonato e a Taça de Portugal . Queremos alcançar o inédito triplete .
Jogar competições importantes pela seleção ajudou-o a desenvolver-se como jogador ? Claro que sim . É lutar contra os melhores jogadores da Europa e do mundo . Se estivermos dispostos , estamos sempre a aprender .
Depois de alguns anos em que o andebol espanhol e francês estiveram no topo da Europa , esta nova vaga do andebol nórdico tem mandado com os títulos europeus e mundiais da Suécia e da Dinamarca . Acha que o FC Porto retira vantagem por ter o Magnus Andersson e por ele vos passar esses princípios de jogo que não são tão habituais no Sul da Europa ? O Magnus tem feito um trabalho incrível . Desde que chegou , esta equipa tem subido de uma forma fantástica e temos praticado um andebol bastante atrativo . Nunca tinha pensado nisso , mas ele é uma parte muito importante deste crescimento do andebol do FC Porto e isso vem do estilo de jogo que implementou , além da confiança e do trato que tem connosco .
49 REVISTA DRAGÕES MAIO 2022