Dragões #426 Mai 2022 | Page 27

TEMA DE CAPA

1x

EDUARDO DUMONT VILLARES ÉPOCA 1934 / 35
Eduardo Dumont Villares estudou no Kelly College , em Devon ( Inglaterra ), praticou atletismo , futebol , natação e ténis , foi presidente da mesa da Assembleia Geral da direção de José Monteiro da Costa e , anos mais tarde , o primeiro presidente do FC Porto a sagrar-se campeão nacional . Com o húngaro Josef Szabo no banco e uma frente de ataque excecional em que despontava o madeirense Artur de Sousa “ Pinga ”, o FC Porto venceu a primeira edição do Campeonato Nacional da I Liga , prova que concluiu com a melhor defesa e só com vitórias nos jogos disputados em casa .
ÂNGELO CÉSAR ÉPOCAS 1938 / 39 e 1939 / 40
Ângelo César , o presidente que em junho de 1939 mandou retirar a equipa do campo num célebre Benfica-FC Porto , quando uma arbitragem escandalosa dava a volta às meias-finais da Taça de Portugal , acrescentou dois títulos consecutivos à contabilidade . Com Mihaly Siska , que contratou depois de afastar Gutkas , o advogado , poeta , escritor , dramaturgo e deputado à Assembleia da República devolveu o futebol galopante aos azuis brancos , conquistando as duas primeiras edições do novíssimo Campeonato Nacional da 1 .ª Divisão e consolidando a fama da máquina trituradora de Siska .
PAULO POMBO ÉPOCA 1958 / 59

2x

1x

Autor da letra do tango-canção “ Amores de Estudante ”, tema que resiste à erosão dos tempos e perdura até aos dias de hoje como uma espécie de hino universitário , Paulo Pombo não foi em cantigas e prescindiu dos serviços de Otto Bumbel ao fim de três empates e uma derrota nos primeiros sete jogos da liga . Foi buscar Béla Guttmann , que acabaria por ganhar o campeonato ao sprint ao Benfica e à arbitragem indecente de Inocêncio Calabote , que , entre outras oferendas aos “ encarnados ”, atrasou e
prolongou o jogo da Luz , enquanto o FC Porto vencia em Torres Vedras . O título foi garantido por um golo de diferença .
CESÁRIO BONITO ÉPOCA 1955 / 56
Antes de ser médico , industrial e dirigente desportivo , Cesário Bonito foi jogador de futebol , estreando-se aos nove anos nas categorias infantis do FC Porto no início de um percurso que o levaria à equipa principal , pela qual fez o primeiro jogo com apenas 17 anos . Presidente intimamente ligado ao processo da construção do Estádio das Antas durante o primeiro mandato , poria fim a um jejum de 16 anos no segundo , com a contratação , por valores poucos usuais à época , do treinador brasileiro Dorival Yustrich , que trouxe com ele o goleador Jaburu : além de campeão , ganhou também a Taça , fechando a primeira dobradinha da história azul e branca .
AMÉRICO DE SÁ ÉPOCAS 1977 / 78 e 1978 / 79

1x

2x

Inaugurou o pavilhão gimnodesportivo e o fecho das bancadas do Estádio das Antas , viu o FC Porto eliminar o Barcelona da Taça UEFA , o Manchester United da Taça das Taças e o Milan da Taça dos Campeões , contratou Cubillas e aplaudiu Gomes , mas o maior ato de gestão de Américo de Sá terá sido confiar na visão estratégica de Pinto da Costa e José Maria Pedroto , a dupla que revolucionou o futebol português e que colocou um
ponto final numa longa seca de 19 anos . O FC Porto era de novo campeão . Melhor do que isso , era bicampeão .
27 REVISTA DRAGÕES MAIO 2022