Dragões #425 Abr 2022 | Page 7

O IMPOSSÍVEL SÓ

DEMORA MAIS TEMPO

Pediram-me para escrever uma mensagem aos sócios e adeptos do FC Porto por ocasião do meu 40 .º aniversário como Presidente do Clube . Aceitei fazê-la , mas através da nossa “ Dragões ”, que teve o seu primeiro número a 25 de Abril de 1985 , e que até hoje sem qualquer interrupção está mensalmente nas bancas , relatando a História destes 40 anos . E é no exemplar n .º 425 que deixo o meu relato .

Dizer-vos as vitórias que tivemos e nos encheram de orgulho não é necessário , porque todos vos lembrais delas !
Falar-vos das derrotas que sofremos ( felizmente muito menores do que a vitórias ) e que a todos entristeceram é desnecessário , porque ninguém as esquece !
Falar-vos do que o Clube fez nestes 40 anos não é preciso , porque isso não se pode esquecer , pois estão no seu sítio . O Estádio do Dragão , a Piscina , o Pavilhão Dragão Arena , o Centro de Treinos do Olival e essa joia que é o Museu do FC Porto / BMG são o exemplo disso . Penso que será mais interessante partilhar convosco como fui eleito pela primeira vez , os sentimentos , as dúvidas , as decisões , a minha luta para ser ou não ser eu o Presidente .
Em finais de 1981 nasceu um movimento de portistas , que insatisfeitos com o rumo que o clube levava no futebol formaram um grupo de reflexão sobre o presente e o que queriam para o futuro . Ao fim de duas ou três reuniões , convidaram-me a entrar no grupo e ter a responsabilidade de elaborar um programa . Eram grandes portistas , gentes de bem , e senti-me honrado em participar .
Lembro-me dos saudosos Manuel Couto , Armando Pimentel , Dr . Sardoeira Pinto e dos ainda connosco Felisberto Querido , Eduardo Poças , Raul Peixoto .
O nosso “ Presidente ” seria o Sr . Manuel Francisco Couto .
Eu iria para o Futebol e seria responsável pela apresentação do programa .
Lembro-me que o fiz e nele constavam várias coisas :
• Rebaixar o Estádio para ganhar mais 20.000 lugares ;
• Preparar uma equipa de Futebol que pelo menos , em cada três campeonatos vencesse um , dado haver três crónicos candidatos ao título ;
• Fazer regressar de imediato o Treinador José Maria Pedroto e o jogador Fernando Gomes ;
• Sermos campeões em todas as modalidades , ganhando um título em cada três ;
• Lançar uma revista que fosse ao nível das melhores que os grandes clubes europeus levavam aos sorteios da UEFA ;
• Estar no mandato de 82-83 numa final europeia .
Sinceramente acredito que foi este programa que afastou o Neca Couto da candidatura . Ele achava que era impossível . Eu contrapunha-lhe que o impossível só demora mais tempo , mas faz-se . Recordo que o Armando Pimentel me dizia “ Ó Jorge , ao menos tira a final europeia ”. Eu dizia-lhes : “ Se vocês não acreditam no que vamos fazer , digam que desistimos já todos ”.
Acreditaram – acreditei e a maioria dos sócios foi acreditando .
De então para cá , Vós conheceis a nossa História . Não me compete julgá-la . Não sou historiador .
Mas , passados 40 anos , sinto muito orgulho em ter ajudado tantas excecionais equipas de dirigentes a triunfar .
E tenho muita honra em ter conhecido os dois HOMENS mais excecionais que conheci , o General António Ramalho Eanes e o Senhor Bispo D . António Francisco .
E ter tido o apoio e o carinho da nossa massa associativa , por quem há 40 anos me candidatei . Obrigado .
Jorge Nuno Pinto da Costa