Dragões #425 Abr 2022 | Page 30

“ Tenho muito orgulho em que o nosso clube tenha o nome da cidade e em que represente uma região , mas o FC Porto é de todo o país .”
ENTREVISTA

“ Tenho muito orgulho em que o nosso clube tenha o nome da cidade e em que represente uma região , mas o FC Porto é de todo o país .”

não vão a assembleias gerais ?”. E dizem-me que não vão porque confiam em mim . E eu digo : “ Mas isso não é solução . Se confiam em mim , têm de ir lá dizê-lo , não é dizer-me a mim ”. Portanto , eu gostava que as assembleias gerais fossem , de facto , mais concorridas .
As claques também são um fenómeno que já surgiu durante a sua presidência , nos anos
80 . Como é que olha para estes grupos e que importância têm para a vida do clube ? As claques têm muita importância no apoio que dão às equipas . Lembro-me – agora felizmente vai mais gente , muito mais – de ir a jogos fora em que , se não estivessem lá as claques , do FC Porto só estava quem estava dentro do campo e no banco . Transmitem muita força , muito entusiasmo e são muito importantes . É evidente que quando as claques têm excessos – não falo das nossas , qualquer uma – é um lado negativo , mas felizmente as coisas estão muito melhores . Todas têm um lado negativo quando lançam petardos , mas é muito difícil controlar . Quando estão milhares e milhares de pessoas na bancada , como aconteceu há pouco tempo no Bessa , os responsáveis pela claque não têm como saber quem é que manda . Quando se sabe , as pessoas são liminarmente eliminadas .
Há quem diga – normalmente , adeptos de outros clubes – que o FC Porto não cresce mais por nunca abandonar um discurso de valorização da cidade e da região a que pertence . Acha que esse discurso faz sentido ? Acha que o clube deve estar disponível para fazer cedências na sua identidade em alguma circunstância ? Não . O clube não pode fazer nenhuma cedência . O FC Porto , quando foi fundado , a cor que estava para ser escolhida para ser a do clube era o verde , por ser a cor da cidade . E o nosso fundador , que era um homem de grande visão , tanto que fez o FC Porto , disse : “ Não , as nossas cores vão ser o azul e branco , que são as cores da bandeira nacional . E nós vamos ser um clube para todo o país e para todo o mundo ”. Portanto , desde as suas origens , o FC Porto é do Porto . Tenho muito orgulho em que o nosso clube tenha o nome da cidade e em que represente uma região , mas o FC Porto é de todo o país . Ainda ontem estive com um indivíduo ligado à comunicação social que mostrou o cartão de sócio do FC Porto – embora ele publicamente não o diga , senão ainda pode ser saneado – e nasceu em Lisboa . E conheço imensa gente portista que nasceu em Lisboa , nasceu no Algarve , nasceu em todo o país . Portanto , o FC Porto não é um clube regional . É evidente que o nosso bastião , a nossa casa , é o Porto . Agora , é o Porto de Portugal . Não é o Porto do Sportingal nem de Benfigal . O que existe é Portugal , onde está o nome do Porto . Era absurdo não pensar que queremos uma expansão em todo o país e em todo o mundo . Contava-me uma vez , no Estádio das Antas , o então primeiro-ministro Durão Barroso , quando veio ver o FC Porto-Lazio , em 2003 , que tinha estado em Singapura e que ao passar na fronteira entregou o passaporte e lhe disseram : “ Portugal ! Porto !”. Portanto , o FC Porto é conhecido em todo o mundo e nós orgulhamo-nos disso . Por isso é que temos casas e filiais espalhadas por todo o mundo . Não queremos ser um clube que não é de Portugal . É de Portugal e representa Portugal . Sempre pensando que a nível governamental , a nível de quem manda , estamos num país centralista . Estamos num país em que um ministro vem dizer publicamente que é alérgico ao azul . Quando chegamos a esse absurdo , é evidente que nós temos de unir fileiras e dizer que o Porto está aqui . Mas não está só aqui , está em toda a parte .
O que lhe falta ganhar e o que lhe falta realizar ? Faltam-me ganhar todos os jogos que ainda vamos ter . Já é uma coisa importante , porque é a mentalidade que as nossas equipas de todas as modalidades têm : é para ganhar . O que me falta em termos práticos , que estou convencido que vai acontecer – agora mais do que nunca , e não posso dizer mais do que isto – é fazer o nosso centro de estágio . E estou convencido – o meu mandato acaba daqui a dois anos – que daqui a dois anos teremos o nosso centro de estágio . Não me pergunte onde nem com quem , mas repito que estou agora convencido de que vamos ter o nosso centro de estágio pronto daqui a dois anos . E depois o que me falta é ir embora [ risos ].
30 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2022