Dragões #423 Fev 2022 | Page 51

HÓQUEI EM PATINS
“ HÁ SEMPRE UMA TENDÊNCIA CONTRA NÓS ”
O jogo em Barcelos , o primeiro de 2022 para a equipa de Ricardo Ares , fez correr tinta após os erros gritantes de arbitragem que não permitiram aos Dragões somar qualquer ponto na partida . Pela experiência de Telmo Pinto , campeão nacional no Valongo , no Sporting e no FC Porto , “ a tendência é sempre pior para nós , mas é algo que estamos habituados a enfrentar ”. “ Continuo a dizer que o hóquei é demasiado influenciado por fatores exteriores . Seja qual for a equipar , o hóquei em patins é uma modalidade em que se faz tudo para ganhar . Isso não deve acontecer externamente , mas sim dentro do campo ”, sublinhou .
FECHO DE CICLO FOI A VITÓRIA MAIS SABOROSA
A saída de Telmo Pinto em 2019 coincidiu com a vitória no campeonato nacional do FC Porto , um troféu que o jogador queria vencer “ a todo o custo ”. “ Já estava decidido desde janeiro que iria sair , bem como alguns dos meus colegas , mas acho que isso ainda nos deu maior motivação para terminar a época com títulos ”, explicou o hoquista , que queria fechar “ com chave de ouro ” o período de quatro épocas consecutivas de azul e branco . “ Foi um ano muito especial para mim , porque não sabia quando poderia vestir esta camisola mais uma vez . Ainda bem que tive e tenho a oportunidade de voltar a fazê-lo ”.
vez da tradicional final-four , com os finalistas da Liga Europeia e do Campeonato Pan-Americano , em 2021 a organização definiu que apenas Sporting e FC Porto iriam estar frente a frente , numa final disputada a duas mãos . “ Infelizmente , acho que os jogadores e os treinadores , que são os intervenientes máximos do hóquei em patins , deveriam ser ouvidos mais vezes ”, começou por dizer Telmo sobre o tema . “ A modalidade está nas mãos de quem não deveria estar ”, reforçou . Muitos apontaram esta final de duplo clássico português como injusta , porque não seriam “ verdadeiros campeões ” devido a essa mudança . “ Nós olhamos para qualquer prova para vencer , seja a duas mãos , a uma ou com quatro equipas . Foi para isso que trabalhámos e foi por isso que a conquistámos ”, explicou . Tudo começou no conforto do Dragão Arena , onde o FC Porto conseguiu uma vantagem inicial que o camisola 5 desvaloriza . “ Nestas finais , com duas equipas tão equivalentes , o fator casa pode ter alguma preponderância , mas apenas entre os zero e os cinco por cento ”. Ainda assim , Telmo não esconde que deixou algumas dicas para combater o Sporting , indicações que ajudaram o FC Porto a bater os leões por 6-3 nessa primeira partida . “ Foi preponderante termos conseguido uma vantagem alargada antes do jogo de Alvalade , até porque o Sporting já conseguiu criar um ambiente de muita força no pavilhão deles , um pouco há imagem do FC Porto e do Dragão Arena ”, completou . Se já estavam previstas dificuldades , a tarefa do FC Porto ficou ainda mais complicada no Pavilhão João Rocha quando Carlo Di Benedetto foi expulso injustamente na primeira parte . “ No momento , acabámos por não pensar muito , mas afetounos , sobre isso não há dúvida .
Ficámos sem a ajuda dele em campo e ele é um jogador valioso da equipa ”, atirou Telmo , antes de enaltecer o espírito de entreajuda dos Dragões , essencial para combater estas adversidades . “ Esta equipa está a ficar mais madura quando confrontada com problemas externos . Estamos mais focados com o que podemos fazer em campo e isso só nos vai levar a mais vitórias ”, admitiu . O resultado é o que se sabe . Em casa do adversário , o FC Porto ergueu a Taça Intercontinental e tornou-se campeão do mundo pela primeira vez . “ É um título inédito para mim e para o clube , mas o mais importante foi dar essa alegria a todos os portistas ”. Uma vitória que só reforça ainda mais o poderio azul e branco no mundo do hóquei em patins e permite sonhar com mais conquistas internacionais . “ Com este triunfo , podemos ter ainda mais presente que todas as finais internacionais estão ao nosso alcance . O clube merece conquistar a Liga Europeia , que já nos foge há alguns anos , mas é essa a nossa ambição ”, lembrou . Com um olhar no futuro , Telmo Pinto abordou ainda os objetivos que lhe preenchem o pensamento e que alimentam a ambição de um jogador que já venceu 18 troféus desde que se estreou a nível sénior . “ Quando regressei , disse que o meu objetivo pessoal era ajudar a equipa a conquistar títulos , esperando que não fôssemos apenas uma equipa de hóquei bonito . Foi para isso que voltei , para chegar ao final da época e vencer todos os títulos . Só nos sentiremos felizes se vencermos . Não vamos ser lembrados por ir às finais ou por jogarmos bem , mas sim se conquistarmos troféus ”. Que assim seja .
NOME Telmo Alberto Sousa Pinto
DATA DE NASCIMENTO 23 de janeiro de 1993
NATURALIDADE Friburgo ( Suíça )
ALTURA 1,74m
PESO 73kg
POSIÇÃO Defesa / Médio
CAMISOLA 5
CLUBES Carvalhos Valongo Sporting FC Porto
TÍTULOS 1 Campeonato do Mundo 2 Taças das Nações 1 Taça Latina 1 Taça Intercontinental 1 Liga Europeia 1 Taça Continental 2 Campeonatos da Europa Sub-19 2 Campeonatos da Europa Sub-17 4 Campeonatos nacionais 3 Taças de Portugal 4 Supertaças 1 Campeonato nacional Sub-20 1 Campeonato nacional Sub-17 1 Campeonato nacional Sub-15
51 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2022